86% das mulheres brasileiras sofre assédio em público, diz pesquisa

Metade das mulheres entrevistadas no Brasil disse que já foi seguida nas ruas e 44% tiveram seus corpos tocados

© Pixabay

Brasil VIOLÊNCIA 26/05/16 POR Notícias Ao Minuto

Uma recente pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (20) pela ActionAid, organização internacional de combate à pobreza, mostrou que 86% das mulheres brasileiras já sofreram assédio em público em suas cidades. Na pesquisa foram ouvidas 503 mulheres de todas as regiões do país.

PUB

Segundo o portal R7, dentre as pesquisadas, todas as estudantes afirmaram que já foram assediadas em suas cidades. A pesquisa considerou assédio como atos indesejados, ameaçadores e agressivos contra as mulheres, que podem ser abusos verbais, físicos, sexuais e emocionais.

Metade das mulheres entrevistadas no Brasil disse que já foi seguida nas ruas, 44% tiveram seus corpos tocados, 37% disseram que homens se exibiram para elas e 8% foram estupradas em espaços públicos.

“É quase uma exceção raríssima que uma mulher não tenha sofrido assédio em um espaço público. É muito preocupante. Os dados são impressionantes se pensarmos que a metade das mulheres diz que foi seguida nas ruas, metade diz que teve o corpo tocado”, diz a representante da ONU Mulheres, Nadine Gasman.

Para Nadine, os dados são o reflexo da evidente desigualdade entre homens e mulheres na sociedade. “É uma questão de gênero, de entender que na sociedade, qualquer que seja, as mulheres não são consideradas iguais aos homens. A ideia é que a mulher está subordinada no lar, na casa, no trabalho. Para os homens, os corpos e as vidas das mulheres são uma propriedade, está para ser olhada, tocada, estuprada”, disse.

Uma das saídas apontadas pela representante da ONU é a implementação de políticas públicas que garantam a segurança da mulher em espaços públicos, como a iluminação adequada das ruas.

Resultado por Regiões

A região Centro-Oeste é onde as mulheres mais sofrem assédio nas ruas, com o total de 92% das entrevistadas, seguida pela Região Norte com 88%, Nordeste e Sudeste com 86% e Sul com 85%.

O levantamento mostra que o assédio em espaços públicos é um problema global. Na Tailândia, por exemplo, também 86% das mulheres entrevistadas sofreram assédio, 79% na Índia, e 75% na Inglaterra já vivenciaram o mesmo problema.

A pesquisa foi feita pelo Instituto YouGov no Brasil, na Índia, na Tailândia e no Reino Unido e ouviu 2.500 mulheres com idade acima de 16 anos nas principais cidades destes quatro países.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 12 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

politica Brasil Há 14 Horas

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

mundo Casamento Há 14 Horas

Casal prepara casamento dos sonhos, mas convidados não aparecem; veja

fama Luciano Camargo Há 13 Horas

Luciano fala sobre suposto afastamento de Zezé: "Meu tempo é caro"

fama Gisele Bündchen Há 13 Horas

Gisele Bündchen exibe pela primeira vez barriguinha de grávida em evento

fama Silvio Santos Há 12 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro Há 12 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

esporte Flamengo Há 12 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

lifestyle Doenças oncológicas Há 13 Horas

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

fama Liam Payne Há 6 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer