© iStock
Preparar um delicioso prato de massa pode até parecer fácil, mas para alcançar a perfeição existem alguns erros que não podem ser cometidos enquanto se cozinha.
PUB
Para conseguir uma massa deliciosa, suave e cremosa, segundo o site Prevention, eis as dicas infalíveis:
Usar uma panela muito pequena. Usar uma panela pequena significa que irá colocar a massa para cozer em pouca água. Isso até pode fazer com que a massa fique no ponto mais rápido, mas não cozinha tão bem nem de forma homogênea. A massa precisa de bastante água – e de espaço – para cozinhar na perfeição. A proporção ideal é ferver 1 litro de água para cada 100 g de massa.
Não pôr sal na água antes de colocar a massa. Se você não grelha carne sem temperá-la com sal, também não deve cozer a massa sem sal. Salgar a água, e deixá-la ferver, antes de adicionar a massa vai permitir-lhe absorver algum do tempero. E não se preocupe com a quantidade exata de sal, pois a massa não absorve o sal todo.
Adicionar azeite (ou algum tipo de óleo) à água - mas só quando a massa for fresca. Isto ajuda a evitar que a massa grude uma na outra. Contudo, isso só deve ser feito se a massa for fresca - massas secas não necessitam de óleo.
Seguir o tempo de cozedura que vem na embalagem. As instruções servem para dar uma estimativa, mas não devem ser seguidas à risca; especialmente se gosta da sua massa ‘al dente’. Para saber quando está ao seu gosto, tire uma massinha da panela e prove.
Jogar fora toda a água do cozimento. Enquanto cozinha, a massa libera amido, o que torna a água do cozimento mais grossa e pegajosa. Reserve essa água para fazer o molho - e assim conseguir que ele fique mais grosso - ou para cozer sopas e até mesmo carnes de panela (o molho da carne também ficará mais grosso).
Passar a massa por água depois de escorrê-la. Esta dica gera controvérsias, mas tudo depende da hora em que se vai comer a massa. Se o prato for ser servido imediatamente, não se deve passar a massa por água. Isto porque a água vai retirar o amido do macarrão, fazendo com que o molho não consiga aderir à massa da forma como deveria. Caso o macarrão vá ser servido depois de algum tempo, é importante passar a massa por água fria e corrente, para que o cozimento seja interrompido e o macarrão não grude. Em todos os casos, quanto mais cedo adicionar o molho ao macarrão, melhor será para que a massa não grude.