© Reprodução/Facebook
Alguns famosas usaram as redes sociais para falar sobre o caso da menina de 16 anos que sofreu estupro coletivo em uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro, na segunda-feira, 23.
PUB
Após Monica Iozzi, Carolina Dieckmann e Marília Gabriela repercutirem o caso, o ator Alexandre Nero também decidiu desabafar sobre o crime:
"Estou fora do Brasil a trabalho e soube o trágico ocorrido da garota que foi brutalmente violentada. Como se o ato, por si só, já não bastasse a nossa indignação, ainda vem com a assustadora notícia medieval de 30/33 HOMENS envolvidos no estupro. Soube disso ontem de manhã. Não me pronunciei por um motivo ... VERGONHA. É isso! A mais sincera coisa a dizer é que fiquei com vergonha.
O ator confessou o motivo que o levou a demorar a falar sobre o assunto: "Num grupo de amigos que faço parte, obviamente as mulheres indignadas, uma delas disse: "Queria que todos os homens do grupo cressem viralizar em suas redes o post "homens contra o estupro!" É MUITO importante a voz masculina nesta hora. Os homens bons se calam, mas ficam ofendidos, envergonhados, constrangidos, que eu sei...."E por isso estou aqui! Ela matou a charada. Eu estava envergonhado em me pronunciar.Aos homens bons (os de verdade e não esses que bradam aos quatro cantos do mundo se autointitulado "homens de bem" e apenas querem cercear a liberdade da vida alheia tentando justificar o injustificável jogando a culpa na vítima), a esses homens, que lutam diariamente contra seu próprio machismo e de seus próximos, reconhecendo tristemente que ele ainda habita em nós como se houvesse um "chip" que foi implantado em nosso cérebro quando nascemos, que repudiam esse ato, que me desculpem, mas eu me sinto sim culpado e responsável também pelo que aconteceu com aquela menina", desabafou.
Nero ainda mandou um recado: "Na verdade, acho que todos os homens bons (os reais) deveriam se sentir envergonhados. As mulheres, mesmo as machistas (e são muitas, mesmo que talvez não percebam) devem se unir nessa dor para que isso nunca mais volte a acontecer ("nunca mais aconteça" é como desejar que nunca mais ocorra assassinato ou corrupção. Sei que é inocente ... Mas que pelo menos isso não seja banalizado, como claramente foi). Mulheres, uni-vosHomens, só nos resta agora prestar solidariedade à elas, que nossa autocrítica nos ajude a melhorar, que passemos melhores valores a nossos filhos, que briguemos para que TODO e QUALQUER ASSUNTO seja discutido nas escolas ou outras instituições, pois não é censurando "temas polêmicos" que abriremos portas para o conhecimento, e ... por hora, uni-vos na vergonha do momento."
O ator finalizou deixando um observação: "Quero deixar muito claro que, apesar do assustador ocorrido, sou ABSOLUTAMENTE CONTRA pena de morte, ou vingança - justiça feita com as próprias mãos (como já anda circulando que dois dos criminosos foram mortos). A questão é muito mais profunda do que apenas condenação dos agressores. Os criminosos devem pagar a pena que lhes cabe, e acredito que esses casos só se resolvam com EDUCAÇÃO e CULTURA, aquele ministério que agrega apenas vagabundos. Vagabundos são os líderes políticos e religiosos que incentivam a violência e o ódio."