© Agência Senado / Geraldo Magela
A corregedora nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Nancy Andrighi, instaurou um procedimento para apurar conduta do ex-conselheiro do órgão e ex-ministro da Transparência, Fiscalização e Controle Fabiano da Silveira.
PUB
Foram divulgadas novas gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado que mostram Fabiano Silveira criticando a postura da Procuradoria Geral da República na Operação Lava Jato e sugerindo orientações sobre estratégias de defesa ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao ex-dirigente da subsidiária da Petrobras.
A publicação do G1 destaca que Renan e Machado são investigados pela Lava Jato, suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.
Nancy Andrighi também solicitou informações ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que gravou conversas com Silveira.
A reportagem explica que a corregedora quer obter informações para decidir se o ex-ministro deve ser punido pelo CNJ em razão de funcionamento inadequado de suas funções como conselheiro do órgão. Fabiano Silveira trabalhava no Conselho Nacional de Justiça quando as conversas foram gravadas.