Voto deve ser repensado, diz presidente do Conselho

José Carlos Araújo (PR-BA) afirmou que os deputados devem repensar o voto tendo em vista a posição da Procuradoria-Geral da República

© Reprodução / Fotos Públicas

Política EDUARDO CUNHA 07/06/16 POR Folhapress

O pedido de prisão de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já repercute entre deputados na sessão do Conselho de Ética que pode votar nesta terça-feira (7) o relatório que pede a cassação do mandato do presidente afastado da Câmara.

PUB

O presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PR-BA), afirmou que os deputados devem repensar o voto tendo em vista a posição da Procuradoria-Geral da República.

A PGR pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a prisão de Cunha por avaliar que a determinação de suspendê-lo do mandato e da presidência da Câmara não surtiram efeito -ele continuaria tentando atrapalhar as investigações da Lava Jato. O deputado não se pronunciou.

Ainda foram pedidas as prisões, também por suposta tentativa de interferir na operação, do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP).

"A partir de agora, todo mundo tem que repensar [o voto sobre Cunha]. O procurador-geral não faria um pedido desses se não tivesse bem embasado", afirmou Araújo.

Adversário de Cunha, ele visitou recentemente Rodrigo Janot, o chefe do Ministério Público Federal, para relatar a sua opinião de que mesmo afastado Cunha continua manobrando para evitar a sua cassação no Conselho.

Aliado do peemedebista, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) reagiu ao pedido da Procuradoria e disse que a atitude não influenciará o voto no Conselho0. "A não ser que seja crime o deputado Eduardo Cunha querer se defender aqui no Conselho".

Entre outras ações, aliados de Cunha tentam aprovar na Comissão de Constituição e Justiça mudanças nas regras de cassação para beneficiar o peemedebista.

A sessão de votação desta terça no Conselho de Ética teve início às 9h37. Há 17 deputados inscritos para falar por até 10 minutos cada um. A votação pode ficar para esta quarta-feira (8) caso não haja conclusão até o início da sessão de votações no plenário principal da Casa, cujo início dos trabalhos barra automaticamente deliberações nas comissões.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 13 Horas

Homem dado como morto e cremado pela família é encontrado vivo nos EUA

fama VIIH-TUBE Há 21 Horas

Ravi, filho de Viih Tube e Eliezer, é internado em São Paulo

fama Canadá Há 22 Horas

Ator Julien Arnold morre no palco durante apresentação no Canadá

fama Revelação Há 13 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

politica JAIR-BOLSONARO Há 15 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

mundo Índia Há 22 Horas

Indicação errada do Google Maps termina em tragédia na Índia

mundo Viagem Há 23 Horas

Mensagem em garrafa lançada há 16 anos no Brasil é achada na Austrália

mundo Tragédia Há 23 Horas

Adolescente de 17 anos é morta por porcos em fazenda na Rússia

fama Jiare Schneider Há 14 Horas

Influenciador que estava desaparecido é encontrado morto aos 31 anos

esporte Real Madrid Há 14 Horas

Bellingham pede para não tocarem para Mbappé: 'Está jogando contra'