MEC libera acesso à redação corrigida do Enem 2015

Os participantes podem também verificar o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas e comparar o desempenho com o dos demais

© DR

Brasil Correção 13/06/16 POR Folhapress

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), ligado ao MEC (Ministério da Educação), liberou nesta segunda-feira (13) o acesso às redações corrigidas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015.

PUB

Os estudantes podem conferir a redação on-line, através do número do CPF e senha, sem possibilidade de recurso. Os participantes podem também verificar o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas e comparar o desempenho com o dos demais participantes.

As redações, que teve como teve a "persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira", foram avaliadas em uma escala de zero a mil pontos. "O tema permitiu aos participantes debater um assunto muito significativo para a luta da mulher brasileira", disse a presidente do Inep, Maria Inês Fini.

O total de redações corrigidas caiu: de 6,1 milhões em 2014 para cerca de 5,6 milhões no ano passado. Entre uma edição e outra, houve ainda redução do número de participantes com nota máxima na redação. Se em 2014, 250 estudantes receberam nota 1000, no ano seguinte o número foi de 104.

Ao mesmo tempo, houve queda drástica do número de redações com nota zero -mas o motivo apresentado foi uma mudança na metodologia no cálculo desse dado. No ano passado, 529.374 textos não pontuaram e 53.032 redações receberam nota zero.

DESEMPENHO NO EXAME

A média dos participantes do Enem 2015 caiu em três das quatro áreas do conhecimento. Apenas em ciências humanas a média da última edição foi superior à 2014, de acordo com o Ministério da Educação. A variação negativa foi sutil: em matemática, por exemplo, a média dos participantes caiu de 473,5 pontos para 467,9. Em linguagens, a nota diminuiu de 507,9 em 2014 para 505,3 no Enem 2015.

"Mostrar aos participantes a avaliação de seu desempenho, seguindo os critérios estabelecidos, faz cumprir uma das funções mais nobres da avaliação, que é a retroalimentação do processo de desenvolvimento individual", afirmou Maria Inês.

O ministério não divulgou a média dos concluintes do ensino médio, apenas a de todos os participantes que fizeram o Enem 2015. Ao todo, a edição do ano passado teve 5.810.948 participantes. A avaliação é adotada como critério de seleção e ingresso na maioria das universidades e institutos federais. Também é critério de acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e a bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Hollywood Há 21 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 23 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Saúde Há 8 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 7 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

politica Justiça Há 8 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Internado em SP, Gusttavo Lima deve receber alta em até 48 horas

esporte Televisão agora mesmo

CBF e Globo acertam contrato de exclusividade para transmissão da Supercopa até 2027