Lewandowski contraria ato da comissão e acata pedido de Dilma

A decisão do presidente do STF é um revés para a comissão, composta majoritariamente por senadores pró-impeachment

© Agência Brasil

Política perícia 14/06/16 POR Notícias Ao Minuto

Em decisão nesta segunda-feira (13), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, derrubou uma resolução da comissão especial do impeachment e acatou o pedido feito pela defesa da presidente afastada Dilma Rousseff para que o colegiado faça uma perícia contábil sobre os fatos motivadores da denúncia contra ela, as chamadas pedaladas fiscais e a edição de decretos suplementares de crédito sem autorização. 

PUB

O ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo, responsável pela defesa de Dilma, apresentou, na última quarta-feira (8), o pedido ao colegiado sob o argumento de "esclarecer os fatos relacionados à inexistência de materialidade, de lesividade e de conduta típica, elementos centrais para que esteja definitivamente provada a inocência da senhora presidenta", segundo informa a Folha de S. Paulo. 

O relator do caso, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), chegou a aceitar a solicitação por entender que o procedimento resguarda o direito de defesa porém, ao ser votado pela comissão, o requerimento foi rejeitado.O ex-ministro, então, recorreu a Lewandowski, que atua como presidente do processo de impeachment. 

A decisão do magistrado é um revés para a comissão, composta majoritariamente por senadores pró-impeachment. O tema foi discutido na semana passada e eles argumentaram que o fato era apenas uma tentativa de procrastinação feita pela defesa porque já existe documentação sobre a edição de decretos suplementares e das pedaladas fiscais produzida pelo Tribunal de Contas da União. 

Em sua decisão, Lewandowski destacou que a perícia "guarda relação direta com as teses da defesa" e não se mostra "irrelevante ou impertinente". O ministro argumentou ainda que a perícia "evita futuras arguições de nulidade do processo por parte da defesa" e lembrou que tal ação não acarretará custos ao Senado porque foram designados técnicos da própria Casa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 21 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 21 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 19 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 21 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 21 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 21 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 20 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 21 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 20 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia