Exigente e ousado, Rogério Micale comanda seleção na Rio-2016

Com o aval de Tite, anunciado nesta quarta-feira (15) como novo treinador da seleção principal, Micale foi confirmado como técnico da equipe olímpica

© Rafael Ribeiro / CBF

Esporte SELEÇÃO OLÍMPICA 15/06/16 POR Folhapress

O novo responsável por concretizar o velho sonho da medalha de ouro olímpica do futebol brasileiro pode não ser muito conhecido pela torcida do país, mas, de acordo com quem o conhece bem, Rogério Micale está mais do que preparado para o desafio. Disciplinador, exigente e ousado são alguns dos adjetivos usados para descrever o baiano de 47 anos.

PUB

Com o aval de Tite, anunciado nesta quarta-feira (15) como novo treinador da seleção principal, Micale foi confirmado como técnico da equipe olímpica, que seria dirigida por Dunga, demitido na terça-feira (14) por causa da péssima campanha na Copa América Centenário.

Micale chegou à CBF há 13 meses depois de uma outra demissão, a de Alexandre Gallo, que era o comandante da seleção sub-20 e originalmente seria o treinador da seleção na Olimpíada.

Depois de trabalhar durante praticamente toda a sua carreira na formação de jogadores, Micale foi contratado pela CBF em 2015 com a missão de dirigir o time sub-20 e coordenar a preparação da seleção olímpica para os Jogos, entregando-a depois para Dunga.

Na seleção, ele obteve o vice-campeonato mundial sub-20 e o terceiro lugar nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Após uma carreira discreta como goleiro em equipes pequenas do interior do Paraná, Micale começou a alavancar sua carreira de treinador em 2005, quando surgiu a oportunidade de trabalhar no Figueirense. Naquele ano, o clube de Florianópolis decidiu reestruturar as categorias de base e a primeira opção era Leandro Nieuhes, que optou por fechar com o Atlético-PR. Com a indicação do próprio Nieuhes, o Figueirense começou a observar Micale, que na época trabalhava no futebol paranaense.

"Buscamos informações e fizemos uma entrevista com o Micale, que nos agradou. Decidimos apostar e fomos felizes. Ele tem um olhar clínico com jogadores da base", disse Edson de Lima, ex-vice-presidente do Figueirense. "Ele é um disciplinador, humano, trabalhador e um paizão na concepção da palavra.Conversa com os jogadores, orienta e também cobra quando é necessário", acrescentou.

A aposta do Figueirense foi certeira, tanto que, com Micale, o clube ganhou o inédito título da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

"É um cara inteligente, que estuda futebol. Ele dá dura quando tem de dar, cobra e orienta os jogadores o tempo inteiro. Agora está mais tranquilo, centrado. É muito fera taticamente", disse Soares, ex-Grêmio e Fluminense, um dos jogadores descobertos pelo treinador.

A lista ainda tem o volante Henrique, do Cruzeiro, o zagueiro Felipe Santana, ex-Borussia Dortmund e hoje no Kuban Krasnodar, da Rússia, além do atacante Bernard e do zagueiro Jemerson, que renderam bons frutos ao Atlético-MG, seu último clube.

"Ele é o melhor treinador de base do Brasil. É calado, trabalhador e entende de futebol", disse Alexandre Kalil, ex-presidente do clube mineiro. "Se eu fosse presidente do Atlético, o Micale teria sempre portas abertas."

OUSADIA

Micale trabalhou no clube de Belo Horizonte entre 2009 e 2015. Deixou o Atlético por um breve período quando se aventurou como técnico da equipe principal do Grêmio Prudente. A passagem foi curta: dois jogos, com duas derrotas no Campeonato Paulista de 2011.

Segundo André Figueiredo, diretor de futebol de base do Atlético, a ousadia é a principal característica de Micale como treinador.

"Ele tem um conceito de jogo moderno, ousado, sem medo de perder. O Brasil carece de treinadores como ele", disse Figueiredo. "Ele respeita as características do futebol brasileiro. Se eu fosse diretor de qualquer clube profissional, eu o contrataria sem medo. Tenho certeza de que a seleção olímpica está nas melhores mãos possíveis." Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Mariana Goldfarb Há 1 min

Mariana Goldfarb fala sobre ex-relação abusiva e violência psicológica

fama Claudio Cinti Há 17 Horas

Ex-ator da Globo pede ajuda financeira na web após grave doença

politica PF Há 18 Horas

'Punhal Verde e Amarelo': plano de militares bolsonaristas era envenenar Lula e explodir Moraes

fama Rio de Janeiro Há 23 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

mundo DONALD-TRUMP Há 22 Horas

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

mundo País de Gales Há 18 Horas

Mãe revela mensagem enviada ao filho antes de acidente fatal

lifestyle Alimentos Há 22 Horas

Quatro alimentos que 'sugam' o açúcar do sangue e ajudam na perda de peso

fama Bee Gees Há 22 Horas

Morre Colin Petersen, ex-baterista dos Bee Gees, aos 78 anos

politica PF Há 21 Horas

PF prende general e 'kids pretos' que teriam planejado golpe e assassinato de Lula e Alckmin

fama NICOLE-KIDMAN Há 23 Horas

Nicole Kidman revela acordar chorando e sem fôlego desde a morte da mãe