© PixaBay
A maioria das ferramentas possui um tempo útil de uso bastante extenso, porém, em alguns casos, mesmo com todos os cuidados que o profissional tem, podem surgir imprevistos. Para Dermival Poçan, coordenador técnico de produto da Irwin, o mais importante quando o assunto é conservação das peças, “é não improvisar o uso da ferramenta, pois isso diminui sua vida útil e pode ocasionar acidentes”.
PUB
Traduzindo em exemplo prático: não use uma chave de fenda para empurrar um prego na parede e não use uma serra circular para cortar um prego.
Armazenamento
Ferramentas não devem ficar jogadas de qualquer jeito. As peças devem permanecer em caixas, ou, quando em trânsito, em recipientes apropriados como maletas, malas, mochilas ou caixas que facilitam o deslocamento. Cuidado é fundamental. “Não jogue a ferramenta de qualquer jeito e guarde-a corretamente”, diz Poçan.
Conservação
Limpar as ferramentas com pano úmido após o uso e colocar algumas gotas de óleo nas articulações. Algumas matérias-primas utilizadas em obras são extremamente corrosivas.
Além de armazenar e cuidar das peças conforme orientações, a escolha da ferramenta contribui diretamente para uma vida longa. Investir em itens de qualidade, com matérias- primas nobres, é uma decisão certa, pois são desenvolvidas para melhor performance e também durabilidade.
Para os eletricistas, por exemplo, ferramentas de qualidade evitam muitos acidentes. Os itens da linha VDE são testados individualmente e certificados para garantir uma carga de até 10.000 volts. E para ganhar agilidade e performance, o alicate decapador de fios é um ótimo instrumento. São ferramentas que duram, principalmente se armazenadas corretamente.