Risco de infarto aumenta 30% no inverno; descubra fatores de risco

Livrar-se dos fatores de risco é fundamental em qualquer clima, mas especialmente no inverno

© iStock

Lifestyle Doença 17/06/16 POR Notícias Ao Minuto

As baixas temperaturas do inverno fazem aumentar em 30% o risco de infarto, principalmente em pessoas que apresentam fatores de risco. Entre as pessoas idosas este índice pode chegar a 44%. Hipertensos, diabéticos e obesos estão entre os que sofrem maior risco.

PUB

No frio as artérias ficam mais resistentes e, com isso, a pressão arterial aumenta. Outro fato é que há uma tendência no aumento dos processos inflamatórios de vias aéreas, as gripes. Com isso, as artérias e os vasos ficam inflamados. Além disso, no frio, o sangue fica mais viscoso, o que favorece a ocorrência do infarto.

Segundo o cardiologista e responsável pelo Clinic Check-up HCor (Hospital do Coração), em São Paulo, Dr. César Jardim, a chegada do frio torna o cenário ainda mais perigoso às pessoas que têm muitos fatores de riscos para as doenças cardiovasculares. “Por isso, é imprescindível realizar o check-up cardiológico anualmente, praticar exercícios físicos com orientação de especialista e, ainda, consumir alimentos saudáveis, evitar gorduras e sal em excesso”, salienta.

No inverno, ainda há outro componente que agrava o quadro de risco aumentado. Nessa época muitos deixam de praticar exercícios e passam a comer alimentos mais calóricos, pela sensação de bem-estar e aquecimento corporal que eles proporcionam. É preciso lutar contra o comodismo.

“A atividade física aquece o corpo, melhora a disposição e existem muitos alimentos que também podem proporcionar esse bem-estar sem excesso de calorias. Alguns exemplos são o queijo branco, pão integral, peito de peru, ovo cozido e frutas como banana e damasco”, explica Dr. César Jardim. Ainda de acordo com o médico, para tentar diminuir o risco de infarto no inverno é preciso se hidratar bem.

Principais fatores de risco

Livrar-se dos fatores de risco é fundamental em qualquer clima. Entre os mais frequentes, Dr. César Jardim destaca o tabagismo, hipertensão, sedentarismo, obesidade e estresse. Infartos são mais frequentes em homens, especialmente a partir dos 45 anos, embora sejam mais fulminantes em mulheres.

Dor no peito é um dos principais sintomas, com a sensação podendo irradiar para o braço esquerdo. Sintomas mais genéricos, como tontura, náuseas e suor intenso podem aparecer, mas há até casos em que o episódio ocorre de forma silenciosa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Cid Moreira Há 20 Horas

Filho diz que não foi a velório de Cid Moreira por medo

politica PABLO-MARÇAL Há 11 Horas

Repúdio a Marçal por laudo falso une adversários de Boulos; Bolsonaro cobra influenciador

politica Rondônia Há 20 Horas

Candidata a vice-prefeita de Porto Velho relata que foi estuprada

fama Entre quatro paredes Há 20 Horas

Adepta de golden shower, Flávia Alessandre abre intimidade em entrevista

fama DIDDY-RAPPER Há 15 Horas

Linha direta para vítimas de Diddy recebeu 12 mil denúncias em um único dia

fama Gusttavo Lima Há 19 Horas

Por que polícia vai usar avião que está em nome de Gusttavo Lima?

politica PABLO-MARÇAL Há 21 Horas

Marçal sofre derrotas e fica na mira de Moraes após uso de laudo falso contra Boulos

mundo Médio Oriente Há 21 Horas

Homem tenta incendiar-se durante protesto contra guerra em Gaza

esporte Michael Schumacher Há 19 Horas

Felipe Massa estaria entre os que podem ver Schumacher, diz jornal

fama Meghan Markle Há 21 Horas

Meghan Markle surpreende ao ir a evento sozinha