Mudança no padrão de vida na crise? Educadora financeira dá orientações

Com o aumento de preços, mudar comportamento e hábitos de consumo enraizados é necessário

© DR

Lifestyle Orçamento 19/06/16 POR Notícias Ao Minuto

A crise econômica atinge a todos os brasileiros. Em Goiânia, a inflação fechou em maio o acumulado de 10,89% dos últimos 12 meses, de acordo com o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB). Neste cenário, se torna cada vez mais difícil manter o padrão de vida. Para a educadora financeira Dayane Godinho, o período exige escolhas conscientes quando o assunto é o consumo.

PUB

“Muitas famílias estão sentindo a crise no dia a dia, considerando reajustes expressivos nos setores de alimentação, saúde e cuidados pessoais. Produtos e serviços até então consumidos com regularidade foram reduzidos ou eliminados da vida das pessoas. Esse é um momento importante para aprender a priorizar, pesquisar e comprar o que cabe no bolso” orienta a educadora financeira.

Com o aumento de preços, mudar comportamento e hábitos de consumo enraizados é necessário para não correr o risco de perder força de pagamento ao honrar, principalmente, as despesas essenciais – como as de habitação, transporte, energia elétrica e água.

Se as finanças parecem estar “descontroladas”, é importante saber quais são os verdadeiros rendimentos (salário e bônus líquidos) e gastos, incluindo os pequenos e supérfluos que acontecem no dia a dia. Por meio de um diagnóstico financeiro, é possível observar para onde o dinheiro sendo direcionado.

“Sugiro que encarem a crise econômica como uma oportunidade para rever práticas e conceitos. Ao invés de ficarem ‘abaladas’ com a situação, as pessoas podem assumir as rédeas de sua vida financeira e conhecerem seu verdadeiro padrão de vida atual, para então fazer escolhas mais assertivas no dia a dia”, orienta Dayane.

Ao controlar a sua situação financeira e praticar hábitos de consumo conscientes, é possível trocar a sensação de privação pela de realização. Afinal, mesmo na crise, é possível guardar dinheiro para realizar sonhos.

“O imediatismo afasta a realizações de sonhos maiores, aqueles que demandam esforço e tempo para acontecer. Ajustar o padrão de vida é abrir mão de pequenos confortos para dar lugar aos sonhos que marcam uma vida inteira. Afinal, a vida precisa ser mais do que dormir, acordar, comer e trabalhar. Quando olhamos para trás, o que marca são os sonhos realizados, que direta ou indiretamente envolveram a administração do dinheiro”, afirma Dayane.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Brooke Shields Há 10 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama Los Angeles Há 9 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

mundo Reino Unido Há 9 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

brasil AVIÃO-SP Há 5 Horas

Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, no litoral de São Paulo

mundo Inglaterra Há 1 Hora

Carcereira presa por fazer sexo com detento diz estar 'apaixonada' por ele

economia Bancos Há 11 Horas

Receita Federal não vai cobrar imposto por Pix acima de R$ 5.000 mensais

fama CAROLINA-DIECKMANN Há 8 Horas

Carolina Dieckmann se manifesta sobre comentário criticado em post de Fernanda Torres

brasil Porto dos Gaúchos Há 9 Horas

Sucuri grávida morre atropelada e filhotes são expelidos em rodovia em MT

economia INSS-BENEFÍCIOS Há 7 Horas

Saiba quem pode pedir revisão do benefício do INSS em 2025

tech Rede Social Há 11 Horas

Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta