© Reprodução / YouTube
O primeiro elefante do mundo que vai precisar usar uma prótese está desafiando os cirurgiões, que precisam desenvolver maiores e melhores "pernas". Mosha perdeu a pata dianteira direita abaixo do joelho em uma explosão de mina terrestre quando tinha sete meses de idade.
PUB
Therdchai Jivacate, um cirurgião que projeta pés protéticos para os seres humanos e outros animais conheceu Mosha em 2007, em uma fundação chamada Friends of the Asian Elephant Foundation, na Tailândia.
"Quando eu vi Mosha , notei que ela tinha que manter a tromba levantada no ar , a fim de andar corretamente ", disse Jivacate, de acordo com o Popular Science. Ele então decidiu construir uma prótese para perna da elefanta que aliviou a tensão que ela fazia em suas outras pernas e coluna vertebral.
Como o animal continua crescendo, a equipe deve continuar pesquisando formas para elaborar próteses mais resistentes. A primeira perna de Mosha foi trabalhada a partir de termoplástico, aço e elastômero. Jivacate, porém, ainda está à procura de materiais que poderão suportar o peso da elefante da maneira mais eficaz, já que agora ela tem mais de 1800 quilos.