© iStock
O Vendus foi criado em modelo SaaS, software como serviço, tendo por isso um custo reduzido, não obrigando o cliente a fidelizações, contratos ou licenças. De acordo com Rui Marques, responsável pela startup (empresa em fase de desenvolvimento), o software Vendus é "intuitivo" e pode ser utilizado em restaurantes, lojas de roupa, quiosques e todo o tipo de retalho.
PUB
"O fato de não requerer instalação e ser 'hardware-independent' permite que uma loja possa começar a faturar em cinco minutos em vários tipos de dispositivos, como computador, tablet ou telemóvel", explicou à Lusa Rui Marques.
Por ser um sistema online, o utilizador pode aceder e gerir a sua conta em qualquer lugar, dispondo ainda de atualizações e backups (cópias de segurança) automáticos e gratuitos, acrescentou.
"A maior parte das soluções que existem no mercado são dispendiosas e complicadas", referiu o responsável, afirmando que o Vendus vem resolver questões associadas às avarias nos computadores, à legislação fiscal - que está em constante mudança - e à atualização do software.
Além disso, este sistema permite também colmatar problemas de hardware e perda de informação, analisar dados em casa e não só no local onde o negócio está instalado, a centralização de dados de várias lojas de forma simplificada e a deslocação do software para eventos.
É gratuito, durante três meses, para empresas criadas há menos de um ano ou empresários com atividade aberta pelo mesmo período.
A equipe responsável pela criação do Vendus, lançado em 2015, conta com sete membros, que equacionam agora a internacionalização do produto.