A repórter Verônica Pimenta, da Rádio Inconfidência, foi presa nesta segunda-feira, 20, pela Polícia Militar em Belo Horizonte enquanto fazia a cobertura d a retirada de moradores de área ocupada no bairro Copacabana, em Venda Nova, região norte da capital mineira.
PUB
Verônica é diretora do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e entrevistava pessoas no local, quando a PM se aproximou, questionando sua presença. Ela teve então seu microfone desligado e foi levada para a delegacia regional, onde foi ouvida. Verônica foi liberada, mas responderá por desobediência.
A Rádio Inconfidência, que é estatal, afirmou ser "solidária à repórter Verônica Pimenta, jornalista experiente, competente e comprometida com a profissão como prova diariamente nestes 11 anos de serviços prestados à emissora. Ressaltamos ainda que a Rádio Inconfidência repudia qualquer ato de arbitrariedade e cerceamento do direito de liberdade de informação. Informamos também que o departamento jurídico da Rádio Inconfidência está acompanhando todo o processo e vai tomar as providências cabíveis", de acordo com o Estadão.
Veja no vídeo imagens da ação dos policiais.