Start-ups financeiras são um desafio para bancos, diz presidente do Itaú

Roberto Setubal também elogiou a tecnologia blockchain, utilizada em transações de moedas virtuais, à qual chamou de "revolucionária"

© Reprodução / Alo Bahia

Economia SEMINÁRIO 21/06/16 POR Folhapress

A entrada de start-ups no mercado financeiro pode reduzir a margem de ganho dos bancos, mas não vai diminuir a fatia de mercado das instituições tradicionais, disse nesta terça (21) Roberto Setubal, presidente-executivo da holding Itaú Unibanco.

PUB

Ele reconheceu que as chamadas "fintechs" são concorrentes dos bancos e que têm feito "bastante sucesso" com "produtos de alta qualidade". "É um desafio para os bancos competir com elas".

Ao mesmo tempo, tecnologias como computação em nuvem e internet banking têm reduzido os custos das instituições e aumentado sua competitividade.

"Novas formas de fazer os serviços que os bancos prestam serão mais eficientes e isso levará a uma pressão sobre os preços, mas os bancos terão capacidade de reduzir custos operacionais com o aumento do atendimento digital", afirmou Setubal em palestra no Ciab, congresso sobre tecnologia da informação organizado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Embora o avanço do internet banking não deva acabar com as agências físicas, ele vai permitir a diminuição no número de unidades, na visão do presidente do Itaú. Essa tendência já teria se instalado no Brasil e deve se intensificar nos próximos anos, disse.

Os bancos ainda teriam vantagem sobre as start-ups na área de "big data" (massa de dados) por disporem de muitas informações sobre uma clientela substancialmente maior. "Temos capacidade de monitorar e fazer vendas. As oportunidades [nesse campo] são espetaculares", disse.

Ele criticou quando "fintechs" não estão sujeitas à mesma regulamentação que as instituições financeiras. No Brasil, a regra é a mesma para todos que atuam no mercado de pagamentos, mas o mesmo não acontece em outras economias, como a chinesa, segundo Setubal.

O presidente do Itaú também elogiou a tecnologia blockchain, utilizada em transações de moedas virtuais, à qual chamou de "revolucionária".

SEGURANÇA

O problema das fraudes na internet é um dos revezes do avanço da tecnologia no setor financeiro. Setubal apontou a leitura biométrica, já disponível em alguns celulares, como um dos caminhos para combater o problema.

Já a geração de um número de cartão crédito exclusivo para uma única transação pela internet -produto disponível no Itaú- "ainda não é o ideal", afirmou. "Acho que você pode ter soluções mais simples." Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 17 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

economia LEILÃO-RECEITA Há 23 Horas

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

politica Investigação Há 18 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

fama Vídeo Há 17 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

esporte Redes Sociais Há 18 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 18 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

esporte Opinião Há 22 Horas

Rodri vê Vini Jr. como um dos melhores do mundo, mas cobra evolução: 'Tem coisas a melhorar'

fama JOHNNY-HOOKER Há 23 Horas

Johnny Hooker revê fala sobre Fernanda Torres e critica sanha de 'queimar na fogueira' opiniões diferentes

fama Miley Cyrus Há 19 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama Fantasias Há 20 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos