© iStock
A batata doce vive seus dias de glória, enquanto a batata inglesa não anda muito bem cotada no mercado. Depois de a onda fitness louvar a batata doce como um dos super alimentos, capaz de proporcionar saciedade, emagrecer e ainda conter muitas vitaminas, a batata inglesa acabou caindo no ostracismo e o frango com batata doce se tornou o prato ícone de uma geração focada no #NoPainNoGain.
PUB
Segundo a blogueira Michelle Franzoni, em uma comparação entre os dois tipos de batata, a versão doce é mais calórica, e contém 118 kcal em 100 g, enquanto a inglesa contém quase a metade, 64 kcal em 100g.
Com relação aos carboidratos, a batata doce também apresenta um número quase duas vezes maior: 28,2 g em 100g, para 14,7 g em 100 g da versão inglesa. Por conta disso, o ideal para quem quer emagrecer é consumir a batata doce com moderação. Na batalha das proteínas, a batata inglesa também leva a melhor: 1,8 g contra 1,3 g em 100 g.
O índice glicêmico é o fator que tornou a batata doce tão bem vista: como seu índice é menor, ela é absorvida mais lentamente pelo corpo, favorecendo a dosagem equilibrada de açúcar no sangue, tornando-a ótima para diabéticos e também no pré-treino.
Ambas contém vitamina A, do complexo B e C, o antioxidante betacaroteno, magnésio e pouca gordura, mas a batata doce contém mais fibras e cálcio.