Queda de cabelos durante tratamento oncológico pode ser reduzida

Denominada "crioterapia", tecnologia possibilita preservar os fios durante a quimioterapia

© iStock

Lifestyle Autoestima 25/06/16 POR Notícias Ao Minuto

A queda de cabelos e pelos é um dos impactos previstos em pessoas que estão em tratamento de câncer. É um dos efeitos colaterais mais comuns do processo terapêutico, a alopecia – nome dado à perda dos cabelos - pode comprometer a autoestima e, consequentemente, a qualidade de vida de pacientes oncológicos, conforme esclarece ooncologista clínico Gilberto Lopes, do Centro Paulista de Oncologia e HCor Onco, instituições-membro do Grupo Oncoclínicas, do qual é diretor científico.

PUB

Por isso, Lopes explica que os cuidados durante o tratamento do câncer vão muito além dos processos medicamentosos e de exames. Há um suporte multiprofissional, essencial para que o paciente seja avaliado e assistido de maneira humanizada e integrada, tendo em vista todas as suas necessidades, físicas e psicológicas. Assim, alguns recursos são indicados aos pacientes como forma de superar esta fase do tratamento, em especial, às mulheres, como o uso de lenços e perucas, que ajudam a devolver a autoestima e equilibrar o emocional que pode ser abalado pela perda de cabelos no período terapêutico.

Atualmente, o oncologista clínico relata que há uma tecnologia que tem sido usada para reduzir o risco da alopecia induzida pela quimioterapia, já aprovada nos Estados Unidos, Europa e, agora, no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Trata-se da crioterapia, um procedimento que consiste no resfriamento do couro cabeludo”, relata Lopes.

A técnica consiste no uso de uma touca gelada, resfriada a menos 4°C, que gera uma sensação térmica no couro cabeludo de 12 a 15°C, fazendo com que os vasos sanguíneos se contraiam. Com espaços mais estreitos, a quantidade de medicação que chega até a raiz do cabelo é menor.

Os resultados dos estudos sobre resfriamento do couro cabeludo para a prevenção da queda de cabelos são variáveis, depende das drogas utilizadas no tratamento e de condições individuais dos pacientes, porém, a maioria deles foi favorável quando utilizado em condutas as quais é indicado o uso da crioterapia, em determinados pacientes, conforme suas necessidades e indicação médica.

Lopes ressalta que nem todas as quimioterapias ocasionam a perda de fios, assim, a gestão deste cuidado com os cabelos deve ser estabelecida conjuntamente com o médico e equipe multiprofissional.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul 22/12/24

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 5 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN 22/12/24

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 19 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 22 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 20 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia