© iStock
As toxinas corporais não são nada mais do que substâncias de origem biológica que, depois de absorvidas, são nocivas para a saúde. Essas toxinas estão presentes em alguns dos alimentos que comemos, mas podem também ser provocadas por bactérias, deixando o organismo mais enfraquecido.
PUB
Contudo, enquanto alguns alimentos podem impulsionar a absorção e acumulação de toxinas – que fazem aumentar a gordura corporal – outros mostram-se bons aliados no combate destes agentes nocivos.
Os rebentos de brócolis são um exemplo de como existem alimentos eficazes na luta contra as toxinas. Conta o site da revista Prevention que um estudo chinês concluiu que o consumo deste alimento é capaz de fazer frente ao impacto negativo que a poluição do ar tem na saúde. Também a couve tem um efeito benéfico neste sentido.
Em 2015, um estudo revelou que o consumo de azeite – ou de suplementos à base de óleo de peixe – podem também ser eficaz na libertação de toxinas. A vitamina E presente nas sementes de girassol fazem deste ‘lanche’ um outro aliado, como concluiu uma investigação do King’s College London.
Conhecido pelos efeitos diuréticos e por favorecer o emagrecimento, o chá verde é há muito associado à libertação de toxinas, assumindo-se como uma das opções mais eficazes, tal como os probióticos, alimentos que favorecem a flora intestinal e que reforçam o organismo, tornando-o mais capaz para se livrar destes ‘agentes estranhos’.
Quem não segue uma alimentação vegetariana ou vegans pode ainda apostar no leite. Um estudo do Massachusetts Department of Health and Human Services revelou que uma dieta rica em cálcio é meio caminho andado para limpar o corpo de toxinas.