© Reuters
As forças iraquianas libertaram completamente neste domingo a cidade de Fallujah, que fica 50 km ao oeste de Bagdá, que estava sob poder do grupo Estado Islâmico (EI) desde janeiro de 2014.
PUB
"Hoje, o comandante das operações em Fallujah, general Abdelwahab al-Saadi, anuncia que a cidade foi libertada depois que as forças de elite antiterroristas assumiram o controle do bairro Al-Jolan", afirmou o porta-voz militar Sabah al-Noman.
A 50 quilômetros de Bagdá, capital do Iraque, Fallujah era uma das principais bases do EI no país. A retomada da cidade exigiu uma operação militar que durou cinco semanas e levou 85 mil moradores a fugir da área e se abrigarem em campos de refugiados.
Ao menos 1.800 soldados do EI foram mortos, e os demais combatentes fugiram. A ofensiva teve apoio da coalizão liderada pelos EUA, principalmente por meio de ataques aéreos.
A ação em Fallujah abre caminho para retomar a cidade de Mossul, considerada a capital do Estado Islâmico no Iraque. O EI havia tomado Fallujah em janeiro de 2014, seis meses depois de declarar a criação de um califado em parte da Síria e do Iraque.