© DR
O incêndio que atinge a Califórnia já queimou 200 casas e outros prédios, embora os bombeiros tenham afirmado neste domingo que os ventos estão ajudando a conter as chamas e que a previsão é que o fogo esteja controlado até a próxima quinta-feira (30).
PUB
Até agora, ao menos duas pessoas já morreram em decorrência do incêndio, mas autoridades já alertaram que o número de mortos pode aumentar. Os mortos são um casal de idosos que tentou escapar, mas não conseguiu vencer a fumaça.
No sábado, os bombeiros informaram ter descoberto restos humanos quando percorriam bairros para contabilizar as casas e trailers destruídos pelas chamas.
Em um trailer incinerado, eles encontraram o que parece ser um corpo, mas por estar carbonizado os investigadores forenses terão que determinar se pertencia a um humano ou animal, afirma um porta-voz do condado de Kern.
O incêndio ameaça destruir ainda 2.500 imóveis.
As equipes de combate às chamas esperam aproveitar ventos mais brandos para controlar completamente as chamas, embora uma massa de ar quente continue a provocar baixa umidade e a causar altas temperaturas na região. Os bombeiros esperam controlar totalmente o incêndio até quinta-feira. Ao todo, 1.700 agentes atuam para combater o fogo.
O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência e liberou dinheiro e recursos para combater as chamas e limpar os destroços. A agência federal de gerenciamento de emergências também autorizou o uso de fundos para esforços de controle ao incêndio. Com informações da Folhapress.