Chile entra no grupo de conquistas seguidas

É a primeira vez que uma seleção nacional que não Brasil, Argentina ou Uruguai vence duas edições seguidas da Copa América.

© USA Today Sports/Reuters

Esporte Dale campeón 27/06/16 POR Folhapress

A conquista da Copa América Centenário deve ser colocada como mais uma daquela que é conhecida como a "geração de ouro" do Chile, um país pouco acostumado com títulos futebolísticos em sua história.

PUB

É a primeira vez que uma seleção nacional que não Brasil, Argentina ou Uruguai vence duas edições seguidas da Copa América.

A trilha de vitórias dessa geração começou em 2005 e 2007, quando pela primeira vez na história a seleção chilena foi conquistada vaga para dois Mundiais sub-20 consecutivamente. Jara, Fuenzalida, Vidal, Isla, Medel e Sánchez participaram dessas campanhas. Na edição de 2007, no Canadá, eles ficaram em terceiro lugar, a melhor colocação histórica.

Em 2010, depois de 12 anos de ausências, a seleção chilena consegue a classificação para uma Copa, a da África do Sul. O técnico era Marcelo Bielsa. Em 2008, o Chile vence a Argentina pela primeira vez nas eliminatórias.

Ao longo desse percurso vitorioso, a seleção chilena foi comandada seguidamente por treinadores argentinos. O primeiro foi Bielsa, que em 2011 deu lugar a Claudio Borghi, sucedido por Jorge Sampaoli. Atualmente, o técnico é Juan Antonio Pizzi.

Na Copa da África do Sul, o Chile conseguiu sua primeira vitória no torneio em 48 anos (participações em 1974, 1982 e 1998). Gol de Beausejour na estreia contra Honduras (1 a 0) assegurou essa marca.

A classificação à Copa de 2014 também viria, com Sampaoli no banco de reservas. No Mundial disputado no Brasil, por pouco a geração de ouro do Chile não eliminou os próprios anfitriões nas oitavas de final. A vitória brasileira aconteceu nos pênaltis.

No ano seguinte, a maior consagração da história chilena aconteceria justamente nas cobranças de pênaltis. Jogando em seu território, a seleção do Chile enfrentou a Argentina de astros como Messi, Aguero, Di María e Higuaín. Durante 120 minutos, nenhum gol saiu. Nas cobranças de pênalti, coube a Alexis Sánchez, um dos mais badalados dessa geração chilena, executar a batida decisiva. Ele acertou uma espécie de cavadinha e deu à seleção nacional seu primeiro título. Com informações da Folhapress. 

LEIA TAMBÉM: Piada sem fim: veja os memes de mais um vice da Argentina

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Boxe Há 20 Horas

Afinal, quantos milhões arrecadam Mike Tyson e Jake Paul após combate?

brasil Distrito Federal Há 16 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

mundo Peru Há 18 Horas

Coreano é capturado com centenas de tarântulas no corpo no Peru

lifestyle Signos Há 19 Horas

Este é o signo mais impulsivo do zodíaco. Conhece alguém assim?

fama UTI Há 16 Horas

Viih Tube deixa UTI após parto do segundo filho: 'estou bem melhor'

mundo Caso Pelicot Há 11 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

fama Príncipe William Há 19 Horas

O primeiro TikTok do príncipe William foi para desculpar aluna atrasada

fama Óbito Há 17 Horas

Morre a irmã do ator Jim Carrey

brasil Atentado Há 16 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

politica EUA Há 10 Horas

Biden chega amanhã ao Brasil e fará passeio de aeronave sobre a Amazônia