© Reprodução
A exposição Jamais Esquecidos – Holocausto, realizada desde o início do mês no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) de São Caetano do Sul, contará com a presença de duas sobreviventes em sua cerimônia de encerramento, nesta quinta-feira (30), a partir das 19h. A entrada é gratuita, mas a organização do evento pede a doação de um quilo de alimento não-perecível, que será enviado à instituição assistencial Casas André Luiz.
PUB
A palestra Sobrevivi ao Holocausto será proferida pela holandesa Nanette Konig, que foi colega da Anne Frank, e pela polonesa Rita Braun, que perdeu 42 pessoas da família no Holocausto. Elas vão levar aos visitantes da exposição seus relatos sobre o terror que enfrentaram para sobreviver ao pesadelo nazista, que vitimou 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
A mostra no Cecape, realizada pela empresa Special Books, recebeu milhares de visitantes e conta com dezenas de imagens, vídeos, músicas, textos, objetos e instalações. Ela reproduz o ambiente dos campos de concentração e extermínio construídos pelos nazistas em diversos locais da Europa para executar judeus, inimigos políticos, homossexuais, ciganos e integrantes de outras minorias perseguidas por questões étnicas.
O principal objetivo da exposição Jamais Esquecidos – Holocausto é ensinar a história do extermínio de judeus de uma forma diferenciada para adolescentes a partir dos 12 anos e também para adultos. A mostra busca estimular nos visitantes a reflexão sobre a necessidade de convivência pacífica entre as pessoas diante de diferenças étnicas, religiosas, políticas e de nacionalidade, entre outras.
O Cecape está localizado na Rua Tapajós, 300, Bairro Barcelona. O horário de visitação da exposição é das 8h às 18h.