Sobrepeso representa sério risco para a saúde infantil; saiba mais

Médico defende mudança das diretrizes nutricionais para reverter tendência de crescimento dos índices de diabetes e sobrepeso entre crianças

© DR

Lifestyle Obesidade 04/07/16 POR Notícias Ao Minuto

Considerado um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, a obesidade se agrava ainda mais com o crescimento nos índices de sobrepeso entre as crianças. No Brasil, o percentual de crianças com excesso de peso, entre 5 e 9 anos, chega a 33,5% e chamam a atenção para a questão.

PUB

Mais sedentárias e comendo pior, as crianças estão engordando e o que é mais triste, estão adoecendo. Sintomas como pressão sanguínea alta, manifestação de diabetes tipo 2 precocemente e níveis elevados de colesterol no sangue são alguns dos diagnósticos que crescem junto com o sobrepeso. Há também efeitos psicológicos, como a baixa autoestima, imagem corporal negativa e depressão.

Especialista no tratamento de pacientes com diabetes e Pesquisador na área da Nutrição, o médico Patrick Rocha, tem ganhado repercussão esclarecendo mitos sobre a alimentação, sobrepeso e diabetes. Segundo ele, as raízes destas doenças estão fortemente relacionadas com os hábitos alimentares e é necessário uma revisão das diretrizes nutricionais e de saúde pública.

“É uma triste evidência, as crianças estão comendo pior, cada vez mais sedentárias e adoecendo com mais frequência. A estigmatização continuada das gorduras naturais, afastou por muito tempo as pessoas dos alimentos altamente nutritivos. As carnes, peixes, ovos, nozes, sementes, azeitonas, abacates deixaram de fazer parte do cotidiano e entraram os congelados e carboidratos refinados. Os alimentos naturais precisam voltar a fazer parte da rotina diária”, destaca Rocha.

Nesta entrevista, Dr Rocha esclarece dúvidas e destaca hábitos que estão comprometendo a saúde das crianças:

1. O que é a obesidade infantil?

A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade. É uma condição em que o excesso de gordura corporal afeta negativamente a saúde ou bem-estar de uma criança.

2. Qual o maior problema da alimentação infantil nos dias de hoje?

O crescimento do índice de obesidade infantil pode estar condenando as futuras gerações. Crianças com sobrepeso hoje, serão adultos doentes amanhã. O caminho da transformação passa pela educação alimentar. Educação transforma adultos e crianças aprendem com o exemplo deles.

3. As pessoas estão menosprezando o problema?

Eu não diriam que estão menosprezando. Elas estão é desinformadas mesmo. Acredito que se soubessem o quão grave para saúde de adultos e crianças é a ingestão de trigo e alimentos lights por exemplo, elas mudariam. Mas a informação não chega e esse é o ponto chave. Conflito de interesses de diversas indústrias.

4. Quais hábitos alimentares são considerados os principais vilões?

O maior erro é comprar alimentos industriais (congelados, sorvetes, biscoitos recheados, biscoitos integrais). Além farináceos de trigo (pães, massas, etc). Doces diversos e alimentos lights são outro sério problema. Além de não ingerir alimentos naturais que são ricos em gorduras saudáveis como ovos caipiras, abacate, dentre outros alimentos fundamentais para a saúde infantil e também de adultos.

5. Como funciona o tratamento da obesidade infantil?

O tratamento da obesidade infantil exige a participação da família de forma a incentivar a criança a adotar estilos saudáveis de vida que ajudam a combater a obesidade. É importante que os adultos desenvolvam maior consciência sobre o consumo de alimentos e que as crianças comecem a aprender isso desde cedo. Alimentos ricos em gorduras trans e açúcar, mas pobres em nutrientes, como fast-food, congelados, biscoitos e doces, recheiam o cardápio dos pequenos. O medo da violência mudou hábitos simples que contribuíam para a saúde, como brincar na rua ou ir a pé para a escola. Mais sedentárias e comendo pior, as crianças estão engordando.

6. Qual a sua sugestão como profissional da medicina para diminuir os indices de obesidade infantil?

Para reverter esse quadro é importante ter consciência que a mudança começa em casa, com a melhora dos hábitos alimentares de toda a família. Os pais são os primeiros modelos de comportamento para as crianças. Além disso, é importante ter consciência que quanto mais avançada a idade mais difícil será para mudar os hábitos. Quantos mais cedo for feito isso, melhor para a saúde.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão 04/11/24

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe 04/11/24

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio 04/11/24

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos 04/11/24

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA