Cardozo diz que só "joga a toalha quando se perde"

Concluída essa fase, a previsão é que, na próxima semana, o colegiado interrogue a presidente afastada. Ela não é obrigada a comparecer, e Cardozo pode representá-la na sessão

© Jefferson Rudy/Agência Senado

Política Impeachment 30/06/16 POR Notícias Ao Minuto

Em entrevista no Palácio do Alvorada, nesta quinta-feira (30), o advogado da presidente afastada Dilma Rousseff no processo de impeachment, José Eduardo Cardozo, declarou, ao ser questionato se cogita "jogar a toalha", que "só se joga a toalha quando se perde".

PUB

Segundo informações do G1, a comissão do Senado concluiu as audiências com as testemunhas de defesa e de acusação que foram convidadas a prestar depoimento.

Concluída essa fase, a previsão é que, na próxima semana, o colegiado interrogue a presidente afastada. Ela não é obrigada a comparecer, e Cardozo pode representá-la na sessão.

"Nunca se perde a guerra antes da hora. Todos que defendem a democracia jamais perdoariam o advogado e a presidenta se eles jogassem a toalha antes da hora. Acredito na democracia, acredito que não poremos o país a um ridículo mundial por um impeachment com tamanha debilidade nas denúncias. Portanto, só se joga a toalha no momento em que se perde, e ainda há muito o que ser colocado", disse o ex-ministro da Justiça nesta quinta.

Nesta semana, o documento técnico apontou que há provas de que Dilma agiu diretamente na edição de decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional.

"Mesmo que fossem ilegais os decretos, mesmo que fosse correto uma punição retroativa, onde está o dolo? Há culpa? O que é culpa? O conceito jurídico é que quem tem culpa é quem age com imprudência e imperícia. Quem é o imprudente é o que sabe de uma coisa e faz", disse o ministro.

"A presidente não foi avisada [pelos técnicos que poderia ter irregularidades nos decretos]. Ela foi imprudente? Não. Foi imperita? Como? Todos os técnicos diziam que não havia problemas nos decretos. Ou seja, onde está a culpa? Não tem. É necessário dolo, má-fé e intenção de burlar a lei. Ou seja, culpa ela não tem. E a perícia não diz que tem crime ou que não crime. A partir da perícia, eu deduzo da perícia que está descaracterizado o dolo", completou o ex-ministro da Justiça.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 7 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

mundo Casamento Há 9 Horas

Casal prepara casamento dos sonhos, mas convidados não aparecem; veja

politica Brasil Há 9 Horas

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

fama Luciano Camargo Há 8 Horas

Luciano fala sobre suposto afastamento de Zezé: "Meu tempo é caro"

fama Gisele Bündchen Há 9 Horas

Gisele Bündchen exibe pela primeira vez barriguinha de grávida em evento

fama Silvio Santos Há 7 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

esporte Flamengo Há 7 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

fama Fernanda Montenegro Há 7 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

lifestyle Doenças oncológicas Há 8 Horas

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

politica Tiü França Há 9 Horas

Explosões no STF: Polícia identifica autor como ex-candidato do PL em SC