Tribunal inocenta Etiene Medeiros, classificada para a Rio-2016

Com a decisão, por enquanto ela está apta a competir nos Jogos Olímpicos do Rio, entre 5 e 21 de agosto

© Reuters

Esporte Nadador 30/06/16 POR Folhapress

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) anunciou nesta quinta-feira (30) que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) da modalidade declarou a nadadora Etiene Medeiros inocente em julgamento por violação antidoping.

PUB

Com a decisão, por enquanto ela está apta a competir nos Jogos Olímpicos do Rio, entre 5 e 21 de agosto. Ela está classificada para as seguintes provas: 50 m livre, 100 m livre, 100 m costas, e ainda pode integrar os revezamentos 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley.

A Wada (Agência Mundial Antidoping), a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) e a Fina (Federação Internacional de Natação) podem recorrer da decisão. Eles têm até 21 dias para levar o caso à CAS (Corte Arbitral do Esporte), na Suíça. Daí, a defesa da nadadora teria até outros 20 dias para responder à apelação.

Como restam 36 dias para o início dos Jogos do Rio, é pouco provável que haja novo julgamento antes disso. O advogado de Etiene, Marcelo Franklin, do escritório Franklin Advogados, acredita que ela não disputar o megaevento esportivo seria uma "reviravolta anormal".

Ele já havia trabalhado nos casos de Cesar Cielo (2011) e de João Gomes Júnior (2015). "Era uma situação de vencer ou vencer, porque qualquer período além de suspensão a tiraria dos Jogos", afirmou Franklin.

A pernambucana foi flagrada em exame fora de competição realizado no dia 8 de maio pela ABCD. A análise indicou a presença da substância fenoterol, presente em um remédio utilizado para asma (Berotec). No mesmo dia, o Ministério do Esporte confirmou que sua Bolsa Pódio de R$ 8.000 havia sido suspensa.

O fenoterol tem efeito broncodilatador, mas estimula produção do hormônio eritropoietina e anabolizantes. O julgamento foi realizado na noite desta quarta-feira (29), e os membros do STJD decidiram inocentá-la por unanimidade, por oito votos a zero.

Segundo nota divulgada pela CBDA, os integrantes do tribunal opinaram que "nenhuma culpa ou negligência poderia ser imputada à atleta", que esteve presente no julgamento desta quarta.

Etiene deve disputar seus primeiros Jogos Olímpicos no Rio. Ela não conseguiu se classificar para a edição passada, em Londres. Atleta do Sesi-SP, a pernambucana é treinada por Fernando Vanzella e se consolidou, neste ciclo, como grande destaque da natação feminina brasileira.

Ela foi a primeira brasileira campeã mundial (na edição em piscina curta de Doha-2014), recordista mundial (nos 50 m costas, também em piscina curta) e medalhista em mundial em piscina longa.

A nadadora também foi a primeira brasileira a conquistar um ouro em Jogos Pan-Americanos. Levou o ouro nos 100 m costas em Toronto-2015.

A assessoria de imprensa de Etiene emitiu nota na qual disse que ela recebeu a decisão com "serenidade", "porque sempre teve certeza de que provaria a correção de seus procedimentos". A atleta só deverá se pronunciar na próxima semana. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 19 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia