STF autoriza que Eduardo Cunha vá à Câmara, mas só para se defender

Teori negou pedido da defesa de Cunha para que fosse liberado a frequentar seu gabinete para o exercício de atividades partidárias

© Agência Brasil

Política Acusação 01/07/16 POR Folhapress

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki autorizou que o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) volte à Câmara para fazer sua defesa no processo de cassação, desde que comunicado previamente ao tribunal.

PUB

Teori, no entanto, negou pedido da defesa de Cunha para que fosse liberado a frequentar seu gabinete para o exercício de atividades partidárias.

O ministro seguiu parecer enviado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Em maio, o Supremo determinou o afastamento de Cunha do mandato e do comando da Câmara sob acusação de que ele usava o cargo para atrapalhar as investigações contra ele na Justiça e no Conselho de Ética da Câmara.

"Assim, ressalvadas as situações indicadas pelo Ministério Público -de ingresso do requerente na Câmara, na qualidade de usuário de serviço certo e determinado ou para o exercício de direito individual, desde que comunicado previamente a essa Corte- há de se entender que a sua presença em ambiente do

Congresso, notadamente em gabinete, só se justifica para o exercício de atividade parlamentar, que está suspenso".

O advogado Ticiano Figueiredo, que defende Cunha, disse que "apesar de ser uma decisão dura por um lado, em que viola o direito de um parlamentar eleito exercer sua função pública, por outro a decisão do ministro Teori deixa claro que ele pode comparecer à Câmara dos Deputados para exercer seu direito de defesa. Com essa decisão, me parece que o pedido de prisão do Ministério Público, de uma vez por todas, foi esvaziado".

Ao STF, Janot afirmou que a decisão do Supremo que determinou a suspensão do mandato e da presidência da Câmara não permite que Cunha frequente livremente à Casa, mas não o impede de ingressar no ambiente para questões específicas e de forma restrita.

"Não se concebe que o requerente possa frequentar livremente à Câmara como se ainda estivesse no exercício do seu cargo eletivo. Isso, contudo, não impede que ele possa, na qualidade de usuário de serviço certo e determinado ou para o exercício de direito individual, desde que comunicado previamente a essa Corte, ingressar naquela Casa Legislativa", escreveu Janot.

Apesar da Procuradoria ter defendido que não cabe a Cunha reavaliar questões sobre suas emendas parlamentares - verbas que são destinadas aos redutos eleitorais dos políticos, Teori disse que não trataria do assunto por ser uma questão interna da Câmara.

Janot também defendeu a redução de benefícios concedidos a Cunha pelo comando da Casa após a suspensão do mandato, mas o ministro não fez considerações sobre isso.

Segundo o procurador-geral, "na qualidade também de parlamentar suspenso do exercício do cargo, o requerente faz jus ao pagamento do subsídio integral, a assistência à saúde e à esquema de segurança básico destinado a qualquer parlamentar, além do reconhecimento honorífico e protocolar de sua condição.

Nada porém justifica a manutenção das demais prerrogativas todas as colegiadas ao efetivo exercício do mandato e ao cargo de presidente da Câmara".Contrariando a orientação de técnicos, a Mesa Diretora decidiu manter benefícios para o peemedebista, como salário de R$ 33,7 mil, avião, carro, seguranças e R$ 92 mil de verba de gabinete para pagar funcionários, além do uso da residência oficial da Câmara. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal Há 21 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

mundo Peru 16/11/24

Coreano é capturado com centenas de tarântulas no corpo no Peru

mundo Caso Pelicot Há 16 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

fama UTI Há 21 Horas

Viih Tube deixa UTI após parto do segundo filho: 'estou bem melhor'

fama Óbito Há 23 Horas

Morre a irmã do ator Jim Carrey

politica EUA Há 15 Horas

Biden chega amanhã ao Brasil e fará passeio de aeronave sobre a Amazônia

brasil Atentado Há 21 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

economia Mercado Há 19 Horas

De Campos Neto a Crivella, saiba quem é contra e quem é a favor do fim da escala 6x1

fama Luto Há 21 Horas

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

justica Rio de Janeiro Há 21 Horas

Servidor público é morto a pedradas e água fervente; esposa foi presa