© DR
A organização é um dos principais fatores para a produtividade e para o bem estar. Contudo, nem todas as pessoas são capazes de se manterem fieis à ordem e acabam por instalar o caos em todos os locais por onde passam.
PUB
Mas nem tudo está perdido e até as pessoas mais desorganizadas e caóticas podem colocar alguma ordem nas suas vidas...basta quererem e seguirem os conselhos dados ao Huffington Post pela consultora de desing para casas Haya Kramer.
O primeiro passo, diz a especialista, é começar a traçar pequenas tarefas para arrumar locais menores, passando para um novo espaço apenas quando o interior estiver completa.
Depois, e referindo-se à arrumação do quarto, a especialista diz que não há nada como empilhar toda a roupa e fazer uma seleção do que fica e do que pode ser doado. E a regra é simples: Não ter mais do que três peças idênticas. Assim que está selecionada, há que separar e guardar a roupa por tipo (calças com calças, camisetas com camisetas, bermudas com bermudas). E em relação a camisas, o ideal é colocá-las em cabides e por cores, para que seja mais fácil reconhecer a pretendida.
Os mais preguiçosos podem, ainda, adotar alguns truques de arrumação que facilitam a vida das mais variadas formas. Uma das sugestões dadas pela especialista é armazenar itens de forma criativa e prática, ou seja, colocar no centro o vestido e a cor que melhor combina para ser mais fácil e rápido da próxima vez que for usado.
Seja no quarto ou em outra divisão da casa, as caixas são sempre uma excelente opção para guardar determinados itens. Etiquetar as caixas ou optar por sacos de arrumação transparentes (daqueles que se coloca debaixo da cama) são duas formas de saber o que está guardado sem que seja necessário desarrumar tudo para encontrar o pretendido.
Para Haya Kramer existe um outro conselho a ser considerado na hora de acabar com a desordem: Levar para a reciclagem tudo o que é de plástico.
Quando nenhum destes conselhos resultam, o melhor é mesmo contratar um especialista em arrumação – e a sua mãe não conta.