Frutas e legumes congelados são saudáveis? Descubra!

Para quem não consegue ir sempre ao supermercado ou à feira, é comum a opção pela versão congelada dos alimentos. Mas isso faz bem à saúde?

© DR

Lifestyle NUTRIÇÃO 11/07/16 POR Notícias Ao Minuto

As frutas, legumes e verduras congeladas são a opção mais prática para a grande maioria das pessoas, que vivem um dia a dia muito corrido. Além desta ser a forma mais fácil de ter sempre este tipo de alimentos à mão, há quem defenda que ficam nutricionalmente mais eficazes quando congelados. Mas será mesmo assim?

PUB

Como explica o site Terra, qualquer processo de congelamento faz com que os alimentos percam algumas das suas qualidade orgânicas, como o cheiro, a textura, o sabor e até mesmo a cor, contudo, a nível nutricional, o congelamento não é prejudicial.

Quando o fim é o congelamento, as frutas, os legumes e os vegetais são colhidos no seu ponto certo de maturação, o que faz com que estejam na plenitude nutricional. Mas tal como recomenda a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, os alimentos colhidos devem ser mergulhados rapidamente em água fervente para depois serem congelados. Este ‘truque’ permite que todos os microorganismos sejam eliminados e que o alimento mantenha todo o seu valor nutricional.

Quanto ao processo de congelamento, quanto mais frio, melhor: os alimentos congelados imediatamente a temperaturas abaixo dos 40 graus negativos (ultra-congelação) conservam grande parte dos seus nutrientes e ainda mantêm o cheiro, a textura, os sabor e a cor.

Os mirtilos, por exemplo, são um dos casos mais notórios de que o processo de congelamento é benéfico (desde que respeite todas as regras e espaços de tempo entre colheita e congelação).

Quando congeladas, a quantidade de antocianina (pigmento responsável pela tonalidade azul do fruto e que tem uma ação anti-inflamatória, anti-alérgica e de proteção contra o cancro, a diabetes e os problemas cardiovasculares e ainda aliada da boa memória e da saúde cognitiva) presente nos mirtilos mantém-se ou torna-se maior.  

Contudo, nem todos os alimentos podem ser congelados, por risco de perderem sua textura, sabor ou até mesmo as propriedades nutricionais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Signos 29/10/24

Quer fazer uma mudança? Descubra qual a carreira ideal para cada signo

Lifestyle Alimentação 29/10/24

Saiba quais alimentos nunca deve congelar

Lifestyle linfomas do tipo não Hodgkin 29/10/24

O que é câncer linfático, doença que acomete Eduardo Suplicy? Veja sintomas e formas de tratar

Lifestyle Dicas de Cozinha 29/10/24

Erros comuns ao fritar um bife: dicas de uma chef para evitar deslizes

Lifestyle Casa 29/10/24

Três sinais de que está na hora de comprar um colchão novo

Lifestyle ceratocone 29/10/24

Falta de acompanhamento faz ceratocone progredir, diz pesquisa

Lifestyle Viagens 29/10/24

Como arrumar mala de mão para viagem de frio: dicas de uma ex-comissária

Lifestyle Músicas 29/10/24

Como criar uma playlist de música perfeita para alguém que você ama

Lifestyle Gestação 29/10/24

Gravidez após os 35 anos: quais os riscos? É possível contorná-los?

Lifestyle Alimentação 29/10/24

Veja os benefícios de aproveitar a casca dos alimentos