Herói português morou em orfanato e viveu seca de gols

Nascido em Guiné-Bissau, colônia portuguesa até 1974, Éder foi criticado pela imprensa e torcedores portugueses até o jogo da final, quando se consagrou com o gol do título

© Reuters

Esporte Eurocopa 11/07/16 POR Noticias ao Minuto

"O patinho feio tornou-se bonito", disse o técnico português Fernando Santos após a vitória de Portugal contra a França na final da Eurocopa, neste domingo (10). O treinador se referia a Éderzito António Macedo Lopes, ou Éder, autor do único gol da partida, já no segundo tempo da prorrogação.

PUB

Nascido em Guiné-Bissau, colônia portuguesa até 1974, Éder foi criticado pela imprensa e torcedores portugueses até o jogo da final, quando se consagrou com o gol do título.

Atualmente no Lille, da França, o atacante de 1,90m de altura era classificado como um jogador desengonçado.

"Era visto como alguém que não sabe tratar a bola, com dificuldade de marcar gols, que só contribui por aumentar a capacidade física da equipe", afirma o jornalista português Pedro Cunha, do portal Mais Esportes.

Cresceu em um orfanato católico na cidade de Coimbra, longe dos pais que não tinham condições financeiras para sustentá-lo.

Depois de jogar em clubes menores, foi contratado pelo Sporting Braga, onde começou a se destacar e foi apelidado de "Éderbayor", pela semelhança física com o atacante togolês Emmanuel Adebayor, um de seus grandes ídolos no futebol.

Em 2013, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho e teve dificuldades para manter o nível nas atuações. Passou a ser conhecido como o "patinho feio" da seleção após passagens discretas pela seleção e pelo Swansea, do País de Gales, no ano passado.

Até os quatro minutos do segundo tempo da prorrogação, quando acertou o chute de fora da área que garantiu o troféu português, Éder era contestado pela torcida. Não por Cristiano Ronaldo.

"Senti que era ele que resolveria o problema", disse o atacante do Real Madrid em entrevista após o jogo à rede de televisão portuguesa RTP. Éder depois confirmou que recebeu a confiança do craque lesionado.

O gol mais importante da história de Portugal foi apenas o quarto marcado por Éderzito com a camisa do país. O suficiente para as capas dos jornais portugueses transformarem o "patinho feio" em "herói improvável". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama CANTOR-BENÍCIO 08/01/25

Sertanejo é agredido em show, leva 30 pontos e fica com o rosto desfigurado

mundo EUROPA-DEFESA Há 19 Horas

Europa diz que defenderá fronteiras após Trump ameaçar Groenlândia

politica Justiça Há 17 Horas

Moraes reage à piada de Lula com apelido 'Xandão'

mundo Reino Unido Há 18 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

tech Meta Há 23 Horas

Dono do Facebook se rende a Trump e acaba com controle a fake news

fama Liam Payne Há 18 Horas

Morte de Liam Payne é confirmada por “múltiplos traumas”; entenda

fama JOSÉ LUIZ-DATENA Há 20 Horas

'Não entra nessa gelada, eu me ferrei', diz Datena sobre Gusttavo Lima na política

fama HENRI-CASTELLI Há 21 Horas

Henri Castelli abre agência de imigração brasileira nos Estados Unidos

fama Reality Show Há 17 Horas

'Me achava a loira burra. Bial mudou isso em mim', diz Grazi Massafera sobre fama após BBB

politica Redes Sociais Há 14 Horas

Erika Hilton pede que ONU investigue Meta e Zuckerberg por 'ameaça' à população LGBT