Os portugueses andam irritados com o comportamento de parte dos franceses após a final da Euro, no domingo, que terminou com vitória e título de Portugal em partida emocionante sobre os donos da casa, em Paris.
PUB
Primeiro, eles não gostaram de ver a Torre Eiffel pintada com as cores da França, e não com as de Portugal, após o jogo. Consideraram falta de gentileza.
Depois, reclamaram da equipe esportiva do jornal L'Équipe, que na matéria pós-jogo não atribuiu nota ao jogador Éder, autor do gol da vitória. A justificativa dos franceses, neste caso, foi a de que as avaliações só são atribuídas a jogadores que participam por, no mínimo, 45 minutos. Até por isso, Cristiano Ronaldo, que saiu lesionado aos oito do primeiro tempo, também ficou sem nota.
A indignação principal, porém, dirigiu-se ao DJ francês Merzo: logo após o jogo, o músico publicou uma mensagem ofensiva no Twitter. "F***, Portugal. Use suas mãos para construir casas e não para o futebol". Segundo os portugueses, Merzo que atingir a imensa colônia portuguesa na França, parte da qual motivada para trabalhar na construção civil, principalmente.
Por outro lado, chamou a atenção a manifestação do perfil oficial da seleção francesa: em resposta a um post da conta da seleção portuguesa, que celebrava a conquista, os franceses escreveram, em português: "Obrigado, Seleções de Portugal. Estamos, claro, desapontados por termos perdido a final, mas queremos agradecer-vos por um óptimo jogo. Os vossos adeptos têm sido da melhor qualidade aqui em França, e obrigado por terem criado um grande ambiente no estádio. Foi uma honra jogar contra a vossa equipa, e estamos ansiosos pelo próximo encontro. Vocês são campeões da Europa! Parabéns!”.