O Chile é um destino adorado por nós, brasileiros, e temos descoberto a Patagônia Chilena aos poucos. Essa região do mundo não é só gelo, como muitos podem imaginar. Em meio à selva patagônica, a Reserva Biológica Huilo Huilo, a 860km ao sul de Santiago, é prova de que há muitas atrações por lá e que as hospedagens podem ser fascinantes.
PUB
Em 2015, o jornal britânico Daily Mail publicou uma reportagem em que classificava o Montaña Mágica Lodge, um dos hotéis de Huilo Huilo, como o mais mágico do mundo. E é bastante fácil concordar com isso. Este hotel construído em formato de vulcão parece mesmo ter saído de um conto de fadas ou de cenários de filmes como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” ou “Narnia”.
Distribuído em 5 andares, com nove apartamentos, as paredes externas do Montaña Mágica são cobertas por pedras vulcânicas e vegetação e, por dentro, ele é basicamente feito de madeira de reflorestamento. São dois tipos de acomodações: standard, com 10 m², e superior, um pouco maior, com 15 m² e com banheira no quarto.
Os hóspedes do Montaña Mágica têm acesso ao Lawenko Spa, todo construído em madeiras nobres e pedras da região. O Lawenko oferece tratamentos como reflexologia, reiki, massagens com pedras quentes, tratamentos de hidroterapia, com opções de banhos a base de leite, mel e arroz, laranja e ervas naturais, e muitos outros.
O restaurante do hotel se chama Mesón del Jabali. Oferece pratos como carne de porco defumada servida com purê picante ao merkén, que é um tradicional tempero da culinária chilena, um tipo de pimenta defumada em pó. No entanto, ele fica aberto somente na alta temporada (julho a setembro). Durante os outros meses do ano, os hóspedes do Montaña Mágica fazem suas refeições no restaurante Nothofagus, onde podem degustar produtos típicos da região, como a murta, mirtilo, nozes e castanhas. Um dos pratos principais servidos no restaurante é um peito de frango recheado com Chupe de Caranguejo, que é um delicioso e tradicional ensopado da culinária chilena, servido com geleia de cebolas e avelãs com alecrim acompanhados por legumes.
Huilo Huilo tem outras opções de hotéis e acomodações, que vão do luxo ao camping e hostel, atendendo bem todo perfil de visitante, do mochileiro até quem procura por mais comodidade e conforto. Há uma série de atividades na Reserva, especialmente para quem a visita no inverno, entre julho e setembro, quando fica aberto o Bosque Nevado, o centro de neve de Huilo Huilo. Entre as atrações estão esqui, randonée (caminhada que permite descobrir as belezas de inverno da Reserva), snowboard, tubbing (um “tobogã de neve” de 250 metros) e percursos feitos em motos de neve. Também é possível subir no vulcão Mocho-Choshuenco, que fica dentro da Reserva. Um dos passeios mais indicados é andar com raquetes de neve na montanha do vulcão. Conheça mais em www.huilohuilo.com.