5 dicas para as mulheres crescerem na carreira

Grandes executivas brasileiras revelam as dicas que as ajudaram a progredir na carreira e a alcançar postos de liderança em grandes empresas

© DR

Lifestyle EMPODERAMENTO 12/07/16 POR Notícias Ao Minuto

Para conseguir chegar no topo, não é preciso trabalhar até à exaustão. Hoje em dia, o diálogo e o planejamento são muito mais valorizados pelos superiores do que as noites passadas em claro, contam as executivas entrevistadas pela revista Claudia.

PUB

Eis algumas das principais dicas compartilhadas pelas executivas:

1. Deixe os seus objetivos claros. "Quando trabalhava na Pepsico e quis mudar para um cargo executivo, fui até ao meu chefe e verbalizei o meu desejo com todas as letras", conta Andrea Alvares, atualmente vice-presidente de marketing e inovação da Natura.

2. Imponha limites aos seus superiores. "A mulher tem medo de ser demitida se for rígida", diz Andrea Salgueiro, vice-presidente da área de dressings da multinacional Unilever, que desaprova esse receio. Ela conta que já recusou viagens de trabalho por causa da família, por exemplo. Correu tudo bem. O segredo, segundo a executiva, é aprender a negociar.

3. Faça um planejamento da sua carreira. É preciso sonhar alto. “Quem sonha pequeno não cresce", defende Andrea Salgueiro. Para realizar os seus sonhos precisa de saber o destino e, assim, aprofundar os seus conhecimentos e capacidades necessárias para tal função. Sem planejamento, as coisas podem ser muito diferentes do que desejava. Faça planos a curto, médio e longo prazo.

4. Pratique o ‘networking’. "Digo às minhas funcionárias que este é um fator essencial: contatos", destaca Tania Cosentino, presidente da Schneider Electric para a América Latina. Defende que ‘happy hours’ e outra situações de integração da empresa não devem ser vistas como uma perda de tempo, mas investimento. Lembre-se: as pessoas só contratam e indicam profissionais que conhecem, é preciso fazer-se conhecido.

5. Tenha uma vida fora do trabalho. "Você vai ser um profissional melhor se tiver tempo para ler, viajar, conviver com outras pessoas e viver novas experiências", defende Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil. Para ela, ter atividades diárias que não se relacionem diretamente com o seu emprego estimula a sua criatividade e promove a inspiração e motivação para trabalhar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jhei Soares Há 12 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

economia 13º salário Há 19 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Uberlândia Há 20 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

mundo Bitcoin Há 18 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Elon Musk Há 19 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

fama Kate Cassidy Há 19 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Elie Há 19 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

mundo Krish Arora Há 12 Horas

Menino britânico de 10 anos supera QI de Einstein e Hawking

fama Alexandre Pires Há 13 Horas

Morre João Pires, pai do cantor Alexandre Pires, aos 72 anos

brasil Divaldo Franco Há 17 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga