© Reprodução / Portal Umami
O tomate seco é um ingrediente italiano que o brasileiro adotou em sua mesa. Contudo, o preço não é lá muito convidativo, o que faz com que a maioria das pessoas coma tomate seco somente em restaurantes ou em pratos muito específicos.
PUB
Produzido através da técnica de desidratação, o tomate seco demora dias para chegar ao estágio ideal com a exposição solar. A boa notícia é que a tecnologia pode acelerar este processo e lhe permitir ter um tomate seco delicioso em poucos minutos em casa. Para isso, basta apenas fazer uso de um micro-ondas e um pouco de paciência.
Confira a receita do Portal Umami:
Ingredientes
5 tomates pequenos, maduros e sem sementes, cortados em 4 partes iguais
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de vinagre
meia xícara (chá) de azeite de oliva (100 ml)
Modo de Preparo
Em um prato grande, disponha os tomates com a pele voltada para baixo.
Salpique homogeneamente o sal e o açúcar e leve ao micro-ondas por 5 minutos, na potência alta.
Escorra o líquido formado e volte ao micro-ondas por mais 5 minutos, ou até estarem macios.
Dobre os pedaços de tomate ao meio, mantendo a pele por fora e retorne ao micro-ondas por mais 3 minutos ainda na potência alta ou até os tomates murcharem.
Retire do forno, escorra novamente e volte ao microondas por mais 3 minutos ou até que a pele dos tomates esteja seca e enrugada.
Deixe esfriar, transfira para um pote hermético e misture delicadamente o vinagre e o azeite.
Deixe tomar gosto de um dia para o outro, na geladeira.
Sirva com saladas, massas ou bruschettas.
Dica:
1. O cozimento no microondas deve ser gradual e pausado para que o líquido formado pelos tomates seja sempre escorrido, possibilitando a desidratação do vegetal.
2. Com o cozimento, a polpa do tomate tende a se soltar da casca. Para não deixar que isso ocorra, com o auxílio de um garfo, vá acomodando a polpa dentro da pele.