© Getty Images/Michael Steele
O quarteto que dominou os 100m rasos na última década está confirmado nos Jogos Rio 2016. Além de Justin Gatlin, que voou baixo na seletiva americana, Usain Bolt, Asafa Powell e Tyson Gay estão entre os convocados para as equipes de atletismo dos Estados Unidos e da Jamaica. A maioria das vagas ficou com os atletas mais bem classificados nas seletivas nacionais, ambas disputadas no início deste mês. Mas alguns astros tiveram problemas e dependeram de convites de suas federações.
PUB
Confira as listas dos Estados Unidos e da Jamaica
Nos Estados Unidos, Tyson Gay não conseguiu as vagas individuais da seletiva americana: ficou em 6º lugar nos 200m e em 5º nos 100m. Porém, o desempenho nos 100m o colocou entre os seis atletas inscritos no revezamento 4x100m dos Estados Unidos (dois são reservas). Justin Gatlin, Trayvon Bromell, Marvin Bracy, Mike Rodgers e Christian Coleman são os outros atletas do time.
"Significa demais para mim. Sou considerado o 'velhinho' da equipe agora", disse Tyson Gay à Associated Press. "Significa muito estar com esses caras novos e usar minhas habilidades de veterano a meu favor."
Em situação semelhante, o também jamaicano Asafa Powell ficou em 4º lugar nos 100m da seletiva nacional e não conseguiu vaga individual, mas foi um dos seis convocados para compor o time do revezamento 4x100m. Ao lado dele estão Yohan Blake, Nickel Ashmeade, Jevaughn Minzie, Kemar Bailey-Cole e a fera Usain Bolt.
Para Usain Bolt, a situação é outra. O velocista jamaicano sentiu uma lesão durante a seletiva nacional e pediu dispensa da competição. O estiramento de grau um (mais leve) na coxa esquerda se encaixa no caso de exceção médica do regulamento da Federação Jamaicana, que prevê a possibilidade de o atleta ser convidado para a equipe em casos de contusão.
Na segunda-feira, a Jamaica confirmou o convite e a participação do astro nas três provas das quais é bicampeão Olímpico: 100m, 200m e revezamento 4x100m. Antes dos Jogos Rio 2016, Usain Boltparticipa da etapa de Londres da Liga de Diamante, no dia 22 de julho.