© DR
E, assim de repente, tudo acaba. Cada um vai para o seu lado, os pertences são divididos, os momentos a dois passam a meras memórias e a tristeza apodera-se. Colocar o ponto final num relacionamento é sempre um momento delicado e que pode ter implicações na qualidade de vida do ex-casal, especialmente quando não se sabe lidar com a situação.
PUB
Enquanto algumas pessoas conseguem livrar-se do fardo da separação num abrir e fechar de olhos – muitas vezes com um novo amor -, outras ficam dias, meses ou até mesmo anos chorando de tristeza por já não terem o amor da sua vida ao seu lado.
Ultrapassar uma separação (e toda a conotação sentimental, social e sexual que isso tem) pode ser uma jornada complexa, mas a ciência sabe como ajudar. Como mostra o Huffington Post, têm sido feito vários estudos acerca do impacto de uma separação nas pessoas e alguns deles conseguiram mesmo traçar os melhores truques para superar o fim de um relacionamento. Estas são as formas (cientificamente provadas) de ultrapassar uma separação.
1 . Ouvir música triste. Sim, aquela música que faz chorar e que leva as pessoas a ouvir repetidamente durante horas, numa espécie de tortura emocional… mas que depois traz uma sensação de bem-estar plena.
2. Pensar sobre o assunto. Sem que o sono fique comprometido, é preciso pensar sobre a separação e sobre as causas e consequências desta mudança. Diz a ciência que refletir sobre uma separação ajuda a pessoa a pensar de forma mais clara e a conseguir ultrapassar o final do compromisso.
3. Apostar nos amigos. É verdade que os amigos ficam, muitas vezes, para segundo plano quando se está numa relação, mas a verdade é que estão sempre ‘lá’ para quando a pessoa precisa. Estar perto dos amigos não só reduz o stress, como ajuda a pessoa a abstrair-se.
4. Olhar para o lado positivo. Há sempre um lado positivo em tudo, basta encontrá-lo, fixá-lo na mente e seguir em frente.
5. Procurar um novo amor. A ciência diz que muitas pessoas conseguem ultrapassar mais facilmente uma separação quando encontram um novo romance num curto espaço de tempo, lê-se no Huffington Post.
6. Aventurar-se. Nada melhor para limpar a mente e trazer uma nova adrenalina à vida do que partir para uma aventura.
7. Dar tempo ao tempo. Uma separação leva sempre o seu tempo a ser digerida e esse tempo varia de pessoa para pessoa, por isso, cada uma deve estar consciente dos seus limites e da sua resiliência.