Treinador italiano é acusado por tribunal de dopar atletas do Quênia

O agente é acusado de "administrar substâncias proibidas, por meio de métodos proibidos" para melhorar o rendimento de seus atletas

© Getty Images

Esporte Justiça 14/07/16 POR Estadao Conteudo

O italiano Federico Rosa, agente e treinador de atletismo, foi acusado em um tribunal queniano de dopagem e de arruinar a reputação de vários atletas do país, entre eles a maratonista Rita Jeptoo, suspensa em janeiro de 2015 por doping.

PUB

Federico Rosa, que está em liberdade após pagar fiança, negou todas as acusações e pediu ao tribunal que devolva o seu passaporte para poder viajar a Monaco e acompanhar seus atletas na etapa da Diamond League, que será nesta sexta-feira. Na última semana, ele havia prestado depoimento à polícia local sobre o assunto.

O agente é acusado de "administrar substâncias proibidas, por meio de métodos proibidos" para melhorar o rendimento de seus atletas, que vivem em Eldoret e Iten, duas cidades mundialmente famosas por treinamento de alto rendimento.

Outro treinador italiano acusado de dopagem, Claudio Berardelli, também precisou pagar fiança para ficar em liberdade, mesmo depois de a acusação não ter apresentado provas convincentes contra. "Nas investigações realizadas pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), Berardelli nunca foi mencionado. A polícia deveria ter pedido as provas recolhidas pela IAAF antes de envergonhar um preparador de fama internacional", afirmou o advogado de defesa.

No final de maio, a IAAF decidiu prolongar por seis meses a suspensão de três dirigentes da Federação Queniana: Isaiah Kiplagat, David Okeyo e Joseph Kinyua. Eles já haviam sido penalizados em novembro de 2015 por "subversão ao processo de dopagem", pois haviam encobertos casos de doping.

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) declarou em primeiro de maio que o Quênia é um país que não age de acordo com as regras antidoping e precisaria modificar sua legislação para atender as exigências da organização, pois corre o risco de ser excluída dos Jogos Olímpicos do Rio. O presidente queniano, Uhuru Kenyatta assinou um termo no mês passado que atenderia as solicitações.Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Mariana Goldfarb Há 13 Horas

Mariana Goldfarb fala sobre ex-relação abusiva e violência psicológica

fama Claudio Cinti Há 13 Horas

Ex-ator da Globo pede ajuda financeira na web após grave doença

politica PF Há 13 Horas

'Punhal Verde e Amarelo': plano de militares bolsonaristas era envenenar Lula e explodir Moraes

fama Rio de Janeiro Há 19 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

mundo DONALD-TRUMP Há 18 Horas

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

politica PF Há 16 Horas

PF prende general e 'kids pretos' que teriam planejado golpe e assassinato de Lula e Alckmin

mundo País de Gales Há 13 Horas

Mãe revela mensagem enviada ao filho antes de acidente fatal

justica Rio de Janeiro Há 19 Horas

Filho é preso por matar a mãe em condomínio de luxo na Barra da Tijuca

lifestyle Alimentos Há 17 Horas

Quatro alimentos que 'sugam' o açúcar do sangue e ajudam na perda de peso

fama Bee Gees Há 17 Horas

Morre Colin Petersen, ex-baterista dos Bee Gees, aos 78 anos