© Reuters
A produção industrial dos Estados Unidos subiu 0,6% em junho ante maio, segundo dados publicados hoje pelo Federal Reserve (Fed, o BC norte-americano). O resultado superou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam acréscimo de 0,4%.
PUB
A última vez em que a produção industrial subiu nesse ritmo foi há cerca de um ano, em julho de 2015, e a última vez em que avançou com mais força foi em novembro de 2014.
A taxa de utilização da capacidade instalada, uma medida da ociosidade na indústria, subiu 0,5 ponto porcentual em junho, a 75,4%. A leitura, porém, é 4,6 pontos porcentuais menor que a média histórica, o que sugere que ainda há ampla folga para a economia se acelerar.
No confronto anual, a produção industrial teve queda de 0,7% em junho. A produção manufatureira subiu 0,4% na mesma comparação e a de concessionárias avançou 0,5%, mas a de mineradoras recuou 10,5%.
O dado mensal de produção industrial de maio foi revisado para cima, de -0,4% para -0,3%. Com informações do Estadão Conteúdo.