EUA e Canadá defendem banimento da Rússia dos Jogos por doping

A carta obtida pela agência de notícias The Associated Press (AP) deve ser mandada ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, após a revelação das investigações feitas por Richard McLaren

© REUTERS/Christinne Muschi

Esporte saída 16/07/16 POR Estadao Conteudo

Vazou neste sábado uma carta escrita pelas agências antidoping dos Estados Unidos e do Canadá clamando pela remoção da Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio. O fato aconteceu às vésperas da divulgação de um relatório que pode revelar o escandaloso esquema de substâncias proibidas patrocinado pelo governo russo que teria corrompido todo o esporte no país.

PUB

A carta obtida pela agência de notícias The Associated Press (AP) deve ser mandada ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, após a revelação das investigações feitas por Richard McLaren.

"Nós concordamos e acreditamos que uma suspensão completa é o único resultado disponível e apropriado às descobertas e conclusões reveladas por este relatório", diz a carta.

Segundo a AP, as agências antidoping querem que o COI entre em ação até o próximo dia 26 para assegurar que o Comitê Olímpico Russo e as confederações esportivas não sejam aceitas no Rio, onde os Jogos começam no dia 5 de agosto. No entanto, a carta abre exceções para atletas nascidos na Rússia que possam provar que passaram por um forte sistema antidoping em outros países.

Após o vazamento, Pat Hickey, presidente do Comitê Olímpico Europeu, foi a público afirmar que a carta mina a integridade e, consequentemente, a credibilidade do relatório de McLaren. "Minha preocupação é que pareça que exista uma tentativa de concordar e achar uma punição antes mesmo que qualquer evidência fosse apresentada", comentou.

A investigação conduzida por McLaren foi provocada por uma reportagem do jornal New York Times que acusava o governo russo de ajudar na manipulação de testes antidoping nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014. De acordo com resultados preliminares da investigação, lançados no mês passado, o laboratório antidoping de Moscou foi influenciado pelo governo de 2011 até meados de 2013 por meio do Ministério do Esporte, que exigiu que "resultados adversos" fossem cobertos para não chegar à Agência Andidoping Mundial (Wada).

Baseada nesta informação, a carta ao COI antecipa que McLaren irá mostrar que o governo russo ajudou a organizar um esquema para minar os testes de drogas em atletas russos por muitos anos, em uma tentativa bem sucedida de trapacear para vencer.

A AP também teve acesso a uma carta escrita por Beckie Scott, chefe do comitê de atletas da Wada, pedindo que atletas endossem o pedido das agencias norte-americana e canadense.

O atletismo da Rússia já está banido dos Jogos Olímpicos pela Associação Internacional das Federações de Atletismo, após uma investigação separada revelar evidências de ajuda estatal para o esquema de substâncias proibidas para beneficiar os atletas do país. A Corte Arbitral do Esporte vai julgar no próximo dia 21 a elegibilidade de 68 atletas que apelaram para competir no Rio. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil São Paulo Há 23 Horas

Mulher vê família ser assaltada, vai em casa e solta seu pitbull; vídeo

fama Redes Sociais Há 1 Hora

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os signos mais modestos (e conservadores) do zodíaco

justica Distrito Federal 17/11/24

Mulher é morta a facadas pelo companheiro na frente dos filhos

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Casa do autor de ataque em Brasília pega fogo em Santa Catarina

fama CAMILA-PITANGA Há 21 Horas

Tive muitos encontros capazes de ampliar a minha sexualidade, diz Camila Pitanga

brasil jogo do aviãozinho Há 19 Horas

Jovem que perdeu 500 mil em apostas revela abstinência: 'tremedeira'

fama Donald Trump Há 20 Horas

As celebridades que afirmaram que deixariam os EUA se Trump ganhasse

mundo Caso Pelicot Há 23 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

mundo ISRAEL-HEZBOLLAH Há 21 Horas

Hezbollah confirma morte do principal porta-voz em ataque israelense