© Divulgação
A Índia recebe pela primeira vez a Premier Futsal, liga que com estrelas das quadras e gramados como Falcão, Ronaldinho Gaúcho, Michel Salgado, Hernán Crespo, Ryan Giggs, Paul Scholes, Vander Carioca, Luis Amado, Neto, Angellot, Camilo, Pula, Rômulo, Cirilo, Deives, entre outros.
PUB
O país do críquete tem conseguido ganhar destaque com a liga que foi idealizada pelo empresário indiano S. Xavier Britto. A Premier Futsal tem seis equipes e vai até o próximo domingo, dia 24.
O Globo Esporte conta que o torneio conquistou o público e será realizado novamente em janeiro, passando a ter duas edições por ano, uma em janeiro e outra em julho, até 2021.
Falcão é um dos jogadores e também organizadores do evento, que tem como objetivo principal difundir a modalidade na Índia, abrindo um novo mercado para o futsal.
"Esse torneio era para ter acontecido em janeiro, mas acabou cancelado de última hora. Fui procurado em março para que eu fosse o padrinho e pudesse ajudar. Daí estive na Índia para discutir o contrato, fiz uma reunião de 13 horas, dei as minhas ideias e acabamos ficando como padrinhos eu, o Figo e o Virat Kohli, um jogador de críquete muito famoso e influente aqui. Além de padrinho, tenho um grande percentual na organização do torneio e fiz um contrato de cinco anos, num total de dez torneios. O evento está surpreendendo positivamente. Já estive no Kuwait e em Dubai e posso dizer que a liga está sendo um sucesso de público e exposição na mídia", contou Falcão.
A Premier Futsal ocorre no período de férias do futsal europeu e, por isso, pode contar com a participação de muitos jogadores que atuam no Velho Continente.
Os brasileiros que participaram são Falcão, Deives e Vander Carioca.
"Com esses eventos queremos chamar a atenção do povo indiano para o futsal. A Índia é o país mais povoado do mundo, e eles só tem o críquete como esporte popular. O futsal tem tudo para fazer sucesso aqui, pela movimentação e pelas estrelas do futebol, que têm chamado a atenção do mundo. Isso gera expectativa entre os investidores para a criação de uma liga local. Eles querem fazer isso num curto espaço, mas não há uma data definida. Após o torneio, terei reuniões para definir a implantação das minhas academias de futsal aqui, para os indianos começarem a praticar o esporte. A Índia não tinha nada de futsal até então. É como a gente falou: quem acertar num novo esporte popular aqui vai se dar bem", disse Falcão em entrevista.
As cidades de Chennai e Goa recebem os jogos. Falcão joga pelo Chennai e Ronaldinho Gaúcho defende o Goa. As outras equipes são: Mumbai, Kolkata, Bangalore e Kochi.
Na primeira rodada, as equipes de Falcão e Ronaldinho Gaúcho não se deram bem. Mas, na segunda rodada, na última sexta, o R10 brilhou ao marcar cinco gols na vitória do Goa por 7 a 2 sobre o Bengaluru, liderado pelo inglês Paul Scholes, ídolo do Manchester United.
A publicação refere que na terça (19) jogam Kolkata x Goa e Mumbai x Chennai. A final do campeonato acontece no domingo (24).