Saiba tudo sobre a sífilis congênita e os tratamentos disponíveis

O número de casos de sífilis apresentou o expressivo aumento de 603% nos últimos seis anos no Brasil

© iStock

Lifestyle DOENÇA 18/07/16 POR Notícias Ao Minuto

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em 2015, o número de casos de sífilis apresentou o expressivo aumento de 603% nos últimos seis anos. Os índices dos quadros congênitos também mostrou crescimento, chegando a 135% - todavia, o valor nas gestantes é o mais impressionante, de 1.047%.

PUB

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis manifesta-se em até três estágios, com mais sintomas nos dois primeiros. A principal via de transmissão é através do contacto sexual, mas a infecção também pode ser transmitida da mãe para o feto durante a gravidez ou no momento do nascimento. O quadro primário, chamado cancro duro, é caracterizado por úlcera genital, geralmente indolor, que ocorre no local de contato com a bactéria.

Muitas mulheres não percebem a existência da lesão. Adriana Campaner, Primeira Tesoureira da Associação de Obstetrícia Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) explica que “essa fase desaparece após cerca de duas a três semanas, sendo que a mulher pode evoluir para a sífilis secundária, com lesões de pele que favorecem o diagnóstico; além disso, também é comum queda de cabelo, manchas e condiloma plano, cuja aparência é similar ao condiloma verruco do HPV, bem como outros sintomas clínicos”.

Se não tratada, muitas vezes os sintomas desaparecem e o indivíduo entra na fase latente; ou seja, só vai ser descoberta a sífilis quando fizer um exame de sangue. Após um ano, é considerada forma tardia. Existe também a sífilis terciária, com lesões vasculares e neurológicas, bem como gomas sifilíticas, dentre outros, que são formas raras.

Congênita

Controlar a doença durante a gestação é um fator primordial para se evitar a transmissão para o recém-nascido. Uma das medidas para tanto é o tratamento com penicilina benzatina, que passa pela barreira placentária e protege o feto concomitantemente.

“O acompanhamento pré-natal deve ser feito por meio de dois exames (VDRL e FTA-ABS) no primeiro trimestre e, caso positivo, já se inicia o tratamento. Alguns também recomendam a triagem no segundo e terceiro trimestre, além de sua realização na hora do parto”, informa. “Inclusive, coordeno um grupo de pós-graduação, no qual fizemos um trabalho de rastreio de DST no puerpério. Dentre as mil mulheres que participaram do estudo, apenas 30% tinham a sorologia no primeiro e segundo trimestre de gestação. No terceiro, o índice chegava a 70%”, continua.

Em casos de sífilis congênita, pode ocorrer aborto, má formação do feto ou morte no nascituro. O cuidado deve ser especial no momento do parto, a fim de evitar sequelas no bebê como cegueira, surdez e deficiência mental.

Seus sinais podem surgir após o nascimento até os primeiros dois meses de vida. Ao nascer, a criança pode ter pneumonia, feridas pelo corpo e problemas ósseos, por exemplo. Para se evitar complicações, o recém-nascido permanece internado por cerca de dez dias para tratamento.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Boxe Há 21 Horas

Afinal, quantos milhões arrecadam Mike Tyson e Jake Paul após combate?

brasil Distrito Federal Há 17 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

mundo Peru Há 20 Horas

Coreano é capturado com centenas de tarântulas no corpo no Peru

lifestyle Signos Há 21 Horas

Este é o signo mais impulsivo do zodíaco. Conhece alguém assim?

fama UTI Há 17 Horas

Viih Tube deixa UTI após parto do segundo filho: 'estou bem melhor'

mundo Caso Pelicot Há 12 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

fama Príncipe William Há 20 Horas

O primeiro TikTok do príncipe William foi para desculpar aluna atrasada

fama Óbito Há 19 Horas

Morre a irmã do ator Jim Carrey

brasil Atentado Há 17 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

politica EUA Há 12 Horas

Biden chega amanhã ao Brasil e fará passeio de aeronave sobre a Amazônia