França nega que haja plano de atentado durante Olímpiada no Rio

O alerta veio a público na última terça-feira, mas havia sido divulgado no dia 26 de maio pelo chefe da Direção de Informação Militar (DRM) - um dos serviços secretos da França

© Ricardo Moraes/Reuters

Mundo alarme 20/07/16 POR Estadao Conteudo

O governo francês encaminhou ao Ministério da Defesa do Brasil um documento no qual reconhece ser "falsa" a informação que constava do alerta dado sobre a possibilidade de ocorrência de um atentado terrorista contra a delegação da França, durante a realização dos Jogos Olímpicos, que serão realizados de 5 a 21 de agosto.

PUB

O alerta veio a público na última terça-feira, mas havia sido divulgado no dia 26 de maio pelo chefe da Direção de Informação Militar (DRM) - um dos serviços secretos da França -, o general Christophe Gomart, à Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou os atentados de 13 de novembro em Paris e Saint-Denis. De acordo com as informações divulgadas aos parlamentares, naquela época, o ataque seria cometido por um brasileiro, chamado Davi, que seria ligado ao grupo jihadista Estado Islâmico, que teria como o alvo a delegação francesa.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que o diretor de Inteligência Militar da França justificou que "não é verdadeira" a informação de que "um brasileiro, supostamente vinculado ao Estado Islâmico, estaria planejando um atentado contra a delegação francesa durante os Jogos Rio 2016".

Segundo informações repassadas ao Brasil, pela embaixada francesa, o Diretor de Inteligência Militar da França não chegou transmitir aos serviços de inteligência brasileiro a possibilidade porque checou a informação junto com as demais agências francesas e verificou que ela era "falsa".

ABIN - A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) distribuiu uma nota nesta terça-feira informando que "todas as ameaças relacionadas aos Jogos Rio 2016 estão sendo minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo". Na nota, a Abin informa ainda que, na análise das informações recebidas em relação a ameaças, "muitas são descartadas" e "as que merecem atenção são exaustivamente investigadas".

Segundo a agência, "devido à sensibilidade do tema, as ameaças são tratadas, de forma integrada, pelas unidades especializadas de enfrentamento ao terrorismo dos três eixos responsáveis pela Segurança dos Jogos Rio 2016 - Inteligência, Segurança Pública e Defesa".

A intenção da divulgação da nota é tentar tranquilizar atletas, turistas, demais países que estarão presentes com suas delegações no Brasil, além da população em geral, sobre o empenho do governo brasileiro na avaliação de todo e qualquer risco e demonstrar o reforço que foi dado ao setor. "Os órgãos responsáveis pelo planejamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos reafirmam seu compromisso com a garantia integral da segurança de todos os presentes ao grande evento", prossegue a nota da Abin. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 20 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 22 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 22 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo 23/12/24

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 21 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 21 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 20 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer