© iStock
Durante o período da gestação, as futuras mamães passam por diversas mudanças e sofrem com alguns desconfortos, como enjoos, dor nas costas e pernas, azia, dificuldade para dormir e também o inchaço nos pés. Mas por que os pés das gestantes incham tanto? De acordo com o ginecologista e obstetra, Maurício Sobral, no decorrer da gravidez a mulher passa por várias alterações hormonais e, uma delas, acaba dilatando os vasos sanguíneos, o que facilita a passagem de líquidos do interior dos vasos para fora do sistema circulatório, causando o inchaço.
PUB
“No final da gravidez acontece a compressão do útero sobre as veias da pelve, o que diminui o retorno venoso (quantidade de sangue que chega ao coração por minuto) dos membros inferiores para o coração, outro fator que favorece o inchaço. Além disso, algumas mulheres também sofrem com vasos e varizes decorrentes da gravidez, porém, devem desaparecer em cerca de três meses após o parto”, completa o médico. Ainda segundo o especialista, repousar deitada de lado pode ajudar a conter o problema, pois dessa maneira o útero se desloca para frente e libera as veias da pelve para a circulação do sangue.
“Evitar levantar peso e seguir com uma vida saudável, com alimentação balanceada e exercícios físicos, são essenciais para controlar o inchaço. É preciso ficar atenta também a ingestão de sal e alimentos gordurosos e industrializados, pois podem intensificar a retenção de líquidos”, finaliza Sobral.