© Beth Santos/Prefeitura do Rio
Atletas do Brasil e de outros 13 países, em sua maioria da elite olímpica, serão os primeiros a ocuparem a Vila dos Atletas neste domingo (24), quando ocorre a abertura da instalação no Rio de Janeiro.
PUB
Os portões do complexo, que terá 31 prédios e fica a cerca de um quilômetro do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, vão abrir às 8h. A partir deste momento, as delegações poderão fazer o check-in e seguir para suas acomodações.
Brasil, Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá, Holanda, Nova Zelândia, Austrália, Argentina, Ucrânia, Bélgica, Camarões, Luxemburgo e Japão serão os primeiros a entrar na vila –estes foram os países cujos os chefes de missão já informaram a chegada.
Devido às preocupações com segurança em meio a um contexto de recorrentes atentados terroristas na Europa, os prédios que acolherão franceses e norte-americanos são mantidos em sigilo.
O país anfitrião ocupará o prédio 30 no local, no lado oposto à zona internacional, área de convivência entre atletas, familiares e jornalistas, e considerado o local mais badalado do complexo. O conjunto já está decorado com bandeiras e adesivos do país.
A posição foi uma estratégia do COB (Comitê Olímpico do Brasil) para dar mais tranquilidade à equipe.
As modalidades brasileiras que entrarão na vila logo neste primeiro dia são canoagem slalom, ciclismo pista, futebol feminino, ginástica artística (masculino), hóquei sobre grama, saltos ornamentais, tiro com arco e tiro esportivo. Com informações da Folhapress.