Froome é tri no Tour de France e homenageia vítimas de Nice

Campeão da Volta da França em 2013 e em 2015, Froome entra para o seleto grupo de ciclistas que têm três títulos como o norte-americano Greg LeMonde, o francês Louison Bobet e o belga Philippe Thys

© REUTERS/Stephane Mantey

Esporte ciclismo 24/07/16 POR Estadao Conteudo

O ciclista Chris Froome confirmou neste domingo o título da edição de 2016 da Volta da França. O britânico completou os 103 km entre Chantilly e a avenida Champs-Elysées, em Paris, e levantou a taça da competição pela terceira vez na carreira.

PUB

Na comemoração, ele dedicou a conquista às 84 vítimas do atentado terrorista em Nice e a seu filho Killan, que estava presente na cerimônia ao lado de sua esposa, Michelle. "Este Tour aconteceu no contexto terrível dos acontecimentos em Nice. Quero mostrar meu respeito mais uma vez a aqueles que perderam suas vidas e seus familiares", comentou na entrevista ainda no pódio.

"Esses acontecimentos fazem com que a gente tenha a responsabilidade de passar os valores do esporte, que são tão importantes para se ter uma sociedade livre. A gente gosta do Tour da França porque representa esses valores e sempre seguirá essa linha", emendou o britânico.

Campeão da Volta da França em 2013 e em 2015, Froome entra para o seleto grupo de ciclistas que têm três títulos como o norte-americano Greg LeMonde, o francês Louison Bobet e o belga Philippe Thys. Os recordistas, com cinco conquistas cada, são os franceses Jacques Anquetil e Bernard Hinault, o belga Eddy Merckx e o espanhol Miguel Indurain.

O percurso final foi de festa para Froome, que já tinha o título encaminhado. Nos metros finais, o camisa amarela formou um cordão com os companheiros da equipe Sky e todos cruzaram a linha de chegada abraçados. Na comemoração, o britânico distribuiu cerveja e champanhe para os companheiros. "Esse título também é dedicado à família da equipe Sky. Essa camiseta amarela não estaria comigo se não fosse o compromisso deles. Trata-se de uma equipe especial e estou muito orgulhoso de fazer parte dela".

Soberano durante quase todo o evento, Froome assumiu a liderança a partir da oitava etapa e não largou mais. O britânico chegou para a última etapa com uma vantagem de 4min05s sobre o francês Romain Bardet, o segundo colocado, com o colombiano Nairo Quintana em terceiro lugar, 4min21s atrás. Os 103 km finais da competição tiveram a vitória do alemão Andre Greipel, seguido pelo eslovaco Peter Sagan e o norueguês Alexander Kristoff. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 18 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 21 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 17 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 19 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 19 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 18 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 18 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 20 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad