Relatório do governo aponta pichações e danos no Palácio Capanema

Nesta segunda (25), a Polícia Federal invadiu o prédio, escritório do MinC (Ministério da Cultura) no Estado

© Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Brasil desocupação 25/07/16 POR Folhapress

A ocupação iniciada há dois meses no Palácio Gustavo Capanema, no Rio, gerou danos na área dos jardins e pichações em azulejos do artista Cândido Portinari e no piso na área dos pilotis do prédio histórico. Nesta segunda (25), a Polícia Federal invadiu o prédio, escritório do MinC (Ministério da Cultura) no Estado, e encerrou a manifestação de artistas e ativistas contrários ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

PUB

Segundo relatório técnico feito pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), ao qual a Folha de S.Paulo teve acesso, o painel expositivo sobre a obra também foi danificado com vestígios de tinta.

O documento elaborado na semana retrasada embasou pedido de reintegração de posse solicitado pelo Ministério da Cultura, que acabou expedido pela 20ª Vara Federal nesta segunda-feira (25).

"O Iphan tem orientado o condomínio quanto às restrições e aos cuidados para não gerar danos ao bem tombado, porém não é possível controlar o grande fluxo de pessoas durante os eventos e festividades. Como consequência, podemos citar danos ao jardim, vestígios de tinta utilizada na pichações nos azulejos (Cândido) Portinari e piso na área dos pilotis. O painel expositivo sobre a obra foi danificado por pichações", ressalta.

O relatório técnico aponta ainda que a circulação de pessoas no prédio histórico "tem agravado o péssimo estado de conservação da tubulação hidro-sanitária", além "dos prejuízos por danos causados em serviços já executados". Ele aponta ainda um dos visores de um dos elevadores danificado.

O Ministério da Cultura informou que, com a desocupação, o prédio histórico ficará esvaziado por até 90 dias para obras de restauração. No local funcionam as representações do Iphan e da Funarte (Fundação Nacional das Artes).

Em nota, a pasta informou que os órgãos federais que funcionam na estrutura serão "transferidos temporariamente para outros endereços no Rio de Janeiro" e que depredações no prédio público estão sendo avaliadas por uma perícia policial.

Procurado, o representante dos ativistas da ocupação do Capanema não respondeu à reportagem até a noite desta segunda. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 18 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 19 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad