Governo estuda criar agência de transporte de gás natural

"A indústria de gás sairá desta crise com maior protagonismo do setor privado, com o fim do monopólio da Petrobras"

© DR

Economia desinvestimentos 26/07/16 POR Estadao Conteudo

A criação de uma agência de transporte de gás, nos moldes do Operador Nacional do Sistema (ONS), do sistema elétrico, serviria para "conciliar e maximizar" o uso da atual infraestrutura do setor, a partir da saída da Petrobras como principal ator do mercado. O modelo ainda está em estudo pelo governo, segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), Jorge Camargo. A previsão é que até outubro haja uma definição do modelo.

PUB

"A criação de uma agência central de transporte do gás natural, uma correlação com o Operador Nacional do Sistema (ONS), seria como uma coordenação independente que faria o papel de conciliar e maximizar o uso da infraestrutura, para o maior benefício dos consumidores", explicou Camargo, na abertura do Seminário de Gás Natural promovido pelo IBP, no Rio.

A criação do órgão está em estudo no Ministério de Minas e Energia (MME), em conjunto com o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o executivo, as discussões para a criação do novo órgão estatal ainda estão "longe de uma visão final", mas integram um conjunto de "bons sinais" de "novos tempos" no mercado.

"Esse agente é uma coisa nova, uma ideia que está surgindo. O organismo permite que produtores e consumidores discutam diretamente sobre a commodity. Esse organismo, junto com sinais econômicos atuais, permitiria a expansão da infraestrutura", completou o presidente do IBP.

Desinvestimento

Camargo afirmou ainda que o setor de gás passa pela maior "transformação desde a abertura do mercado, na década de 90". O executivo ainda destacou que o grande direcionador das mudanças na indústria de gás é o reposicionamento da Petrobras no setor, a partir de seu plano de desinvestimentos.

"A indústria de gás sairá desta crise com maior protagonismo do setor privado, com o fim do monopólio da Petrobras", indicou o presidente do IBP. A estatal negocia a venda de terminais e redes de gasodutos em todo o País e já indicou que não assumirá papel central na renegociação de contratos de importação de gás da Bolívia.

A perspectiva é que a estatal apresente até setembro o seu novo Plano de Negócios e Gestão, trazendo as diretrizes e estratégias de atuação para o setor nos próximos anos. O plano também deve detalhar a estratégia da companhia para os desinvestimentos em curso. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Distrito Federal Há 21 Horas

Autor de atentado enlouqueceu após Bolsonaro perder, diz ex que viveu 17 anos com ele

mundo Caso Pelicot Há 16 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe

fama UTI Há 21 Horas

Viih Tube deixa UTI após parto do segundo filho: 'estou bem melhor'

fama Óbito Há 23 Horas

Morre a irmã do ator Jim Carrey

politica EUA Há 15 Horas

Biden chega amanhã ao Brasil e fará passeio de aeronave sobre a Amazônia

brasil Atentado Há 21 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

economia Mercado Há 19 Horas

De Campos Neto a Crivella, saiba quem é contra e quem é a favor do fim da escala 6x1

fama Luto Há 21 Horas

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

justica Rio de Janeiro Há 21 Horas

Servidor público é morto a pedradas e água fervente; esposa foi presa

lifestyle Saúde Há 23 Horas

Coca-Cola atenua uma crise de enxaquecas? Neurologista responde