Ministro: preso no RJ não tem ligação com grupo detido por terrorismo

A declaração do ministro foi confirmada pela Polícia Federal, que informou que Kalaoun tem “histórico de detenção por porte ilegal de arma”

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Justiça Estado Islâmico 29/07/16 POR Noticias ao Minuto

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, negou hoje (28) que Chaer Kalaoun, o homem preso ontem por suspeita de ligações com terrorismo em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, tenha ligação com o grupo detido há uma semana durante a Operação Hashtag.  A declaração do ministro foi confirmada pela Polícia Federal, que informou que Kalaoun tem “histórico de detenção por porte ilegal de arma”.

PUB

A declaração do ministro foi feita em Salvador, após uma vistoria nos equipamentos de segurança do aeroporto internacional da capital baiana, pois a cidade é uma das sedes dos Jogos Olímpicos 2016. Moraes está fazendo visitas aos aeroportos de todas as cidades que vão receber competições da Olimpíada deste ano. O ministro  esteve em São Paulo, Brasília, e hoje está em Salvador. Amanhã (29) irá para o Rio de Janeiro e, nos próximos dias, Belo Horizonte e Manaus.

“O Chaer [Kalaoun], que foi preso no Rio de Janeiro, já tinha um envolvimento com entidades terroristas, uma ligação desde a Copa do Mundo. Depois nós continuamos verificando e investigando. Ele certamente saiu do Brasil, esteve na Síria, voltou ao Brasil, fez o juramento ao Estado Islâmico e em virtude disso há a necessidade de uma investigação mais apurada. Foi pedida a prisão e decretada, mas não tem nenhuma relação com o grupo preso na semana passada”, assegura o ministro.

Em nota, a Polícia Federal confirma que o mandado de prisão foi emitido com base “na Lei Antiterror”. O objetivo da medida, segundo a PF, “é aprofundar a investigação instaurada a partir da identificação de manifestações e promoção de organização terrorista pela internet. O brasileiro, de 34 anos, possui histórico de detenção por porte ilegal de arma”.

Operação Hashtag

No último dia 21, a Polícia Federal prendeu, em dez estados, dez suspeitos de planejarem atos terroristas no Brasil. Segundo a PF, foi a primeira operação policial com base na Lei Antiterror. Os investigados devem responder pelos crimes de promoção de organização terrorista e realização de atos preparatórios de terrorismo. Com informações da Agência Brasil.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 12 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

politica Brasil Há 14 Horas

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

mundo Casamento Há 14 Horas

Casal prepara casamento dos sonhos, mas convidados não aparecem; veja

fama Luciano Camargo Há 13 Horas

Luciano fala sobre suposto afastamento de Zezé: "Meu tempo é caro"

fama Gisele Bündchen Há 13 Horas

Gisele Bündchen exibe pela primeira vez barriguinha de grávida em evento

fama Silvio Santos Há 11 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro Há 12 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

esporte Flamengo Há 12 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

lifestyle Doenças oncológicas Há 12 Horas

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

fama Liam Payne Há 6 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer