Venezuela diz que assumirá comando do Mercosul

Oficialmente, o Itamaraty pede que Caracas cumpra com os requisitos do bloco antes de assumir

© DR

Mundo Impasse 29/07/16 POR Folhapress

A ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, disse nesta sexta-feira (29) que o país assumirá a presidência rotativa do Mercosul, apesar de o impasse sobre o comando ainda não ter sido resolvido.

PUB

A passagem da liderança do bloco para Caracas dividiu seus membros. Enquanto o Uruguai, atual ocupante, deseja entregar a presidência, Brasil e Paraguai se opõem devido à crise no país comandado por Nicolás Maduro. Deste modo, o comando do Mercosul ficará vacante a partir de segunda-feira (1º) pela primeira vez em 25 anos.

Em entrevista ao canal sul-americano Telesur, financiado por Caracas, Rodríguez afirmou que a decisão é inadiável. Para ela, os governos paraguaio e brasileiro fazem um esforço inútil em impedir seu país.

"É impossível que não se possa respeitar o cumprimento do tratado constitutivo do bloco, que prevê a passagem por ordem alfabética. Por isso, deve ser transferida sem nenhum tipo de adiamento, sem nenhum tipo de desculpa."

A declaração foi feita horas antes de o governo uruguaio informar que concluiu seu período no comando do bloco, mas sem anunciar a passagem da presidência rotativa a nenhum dos membros do Mercosul.

"O Uruguai entende que hoje não há argumentos jurídicos que impeçam a passagem da presidência pro tempore à Venezuela", informou, em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores do país.

Apesar da nota, o chanceler uruguaio, Rodolfo Nim Novoa, reconheceu a gravidade da situação. "Estamos em um verdadeiro problema, um grande problema", disse, em entrevista a um canal local.

IMPASSE

Os anúncios uruguaio e venezuelano ampliam o impasse entre os membros do bloco. Devido à divisão interna dos demais membros sobre Caracas, foi cancelada uma reunião de chanceleres prevista para este sábado (30).

No dia 11, os chanceleres chegaram a se reunir, mas persistiram as diferenças. O conflito levou ao cancelamento da reunião de presidentes para a passagem do comando do Mercosul, que seria realizada no início de julho.

O Paraguai considera que a Venezuela não cumpre com a cláusula democrática devido às prisões de opositores a Nicolás Maduro, à repressão a protestos e à interferência do Executivo no Judiciário e no órgão eleitoral.

Nesta sexta, o chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, disse que a presidência ficará vaga até que os países membros se pronunciem sobre a situação —a presidência rotativa, que tem duração de seis meses, precisa ser aprovada por consenso.

Oficialmente, o Itamaraty pede que Caracas cumpra com os requisitos do bloco antes de assumir. Apesar de ter entrado há quatro anos no Mercosul, a Venezuela ainda não está conforme com tratados comerciais e sociais.

Em entrevista em Brasília, o presidente interino Michel Temer reiterou a posição. "O Brasil não exatamente se opõe à transferência, mas pondera que [a Venezuela] têm que cumprir os requisitos acertados há quatro anos."

As autoridades argentinas não se pronunciaram sobre a declaração de Rodríguez. O governo de Mauricio Macri evitou ter uma posição definida, embora o presidente tenha afirmado não se opor em assumir o bloco em caso de impedimento venezuelano —a Argentina é a próxima da lista. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Tiü França Há 12 Horas

Dono de carro que explodiu em Brasília anunciou atentado na internet

politica Brasil Há 14 Horas

Suspeito de explosões tentou invadir STF antes de morrer; veja as imagens

mundo Casamento Há 14 Horas

Casal prepara casamento dos sonhos, mas convidados não aparecem; veja

fama Luciano Camargo Há 13 Horas

Luciano fala sobre suposto afastamento de Zezé: "Meu tempo é caro"

fama Gisele Bündchen Há 14 Horas

Gisele Bündchen exibe pela primeira vez barriguinha de grávida em evento

fama Silvio Santos Há 12 Horas

Fã mostra foto da lápide de Silvio Santos, sepultado em local restrito

fama Fernanda Montenegro Há 12 Horas

Aos 95 anos, atriz Fernanda Montenegro entra para o Guinness

esporte Flamengo Há 12 Horas

Filipe Luís: 'Gabigol não será mais relacionado para jogos do Flamengo até segunda ordem'

lifestyle Doenças oncológicas Há 13 Horas

Câncer colorretal: sintomas iniciais e importância do diagnóstico precoce

fama Liam Payne Há 6 Horas

Liam Payne teria ameaçado ex com "pornô de vingança" antes de falecer