© Divulgação
O Facebook no celular, a partir desta sexta-feira (5), vai ter filtros para fotos, com objetos para colocar no rosto e ainda abrir sozinho a câmera. Exatamente o que você pensou: Snapchat. O recurso se parece muito com o aplicativo, e a novidade é um experimento da empresa em apenas dois países: Brasil e Canadá. Além disso só vai estar disponível para usuários de iPhone e iPad.
PUB
Para o gerente de produto do Facebook, Sachin Monga, as escolhas pelos países se devem respectivamente ao início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e ao fato do Canadá ser um país que tradicionalmente posta muitas fotos e vídeos na rede social, informa o UOL Tecnologia. O objetivo é incentivar que mais e mais pessoas usem a câmera em vez do teclado para postar.
Verificando que o usuário estará em um país que já tem a funcionalidade, via GPS ligado, o aplicativo vai trazer selos e filtros baseados no local, como por exemplo imagens de apoio ao Brasil na Olimpíada ou pinturas com as cores da bandeira no rosto.
Questionado se a mudança é mais um ataque do Facebook contra o concorrente Snapchat, Monga nega. "Uma coisa que temos que manter em mente é que a mudança [de comportamento dos usuários] de textos para fotos e vídeos está acontecendo em todo lugar. No Facebook, no Snapchat, em todas as plataformas. Estamos apenas desenvolvendo nossas ferramentas para trazer essa mudança", explicou.