RN transfere 21 detentos para presídios federais após ataques

O presidente interino, Michel Temer (PMDB), autorizou o reforço de militares no domingo (31), mas as tropas só chegaram três dias depois

© Dr

Brasil Tropas 05/08/16 POR Noticias ao Minuto

Vinte e um detentos suspeitos de estarem ligados ao comando da série de ataques no Rio Grande do Norte promovidos há uma semana estão sendo transferidos na tarde desta sexta-feira (5) para presídios federais, nas cidades de Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR).

PUB

É a segunda medida tomada pelo Estado em reação aos ataques, depois da chegada de tropas do Exército ao Estado, na quarta-feira.

O presidente interino, Michel Temer (PMDB), autorizou o reforço de militares no domingo (31), mas as tropas só chegaram três dias depois.

Na primeira explicação, o Exército informou à reportagem que o pedido só foi recebido oficialmente na terça; depois, questionado novamente, afirma que os três dias foi o prazo necessário para mobilizar o efetivo de outros Estados.

Desde as primeiras ações de criminosos na sexta (29), foram 106 ocorrências em 33 cidades, incluindo incêndio a ônibus e ataques a bases policiais, segundo último balanço do governo potiguar. A lista inclui ao menos 63 incêndios, 31 tentativas de incêndios, sete disparos contra prédios públicos e proximidades, quatro envolvendo artefatos explosivos e quatro depredações.

Os transferidos são do presídio estadual de Parnamirim, onde foi instalado o primeiro bloqueador de sinal de celular, na semana passada -a medida utilizada pelo governador Robinson Faria (PSD) para explicar o motivo dos ataques em série de criminosos.

O ofício do Ministério da Justiça autorizando a transferência dos detentos foi emitido nesta quinta (4). Outros cinco presos já haviam sido transferidos, na segunda-feira (1º), para o presídio federal de Mossoró.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, 105 suspeitos foram presos ou apreendidos (se adolescentes) suspeitos de participação nos atos.

No grupo transferido nesta sexta para presídios federais está o traficante João Maria dos Santos Oliveira, 32, conhecido como "João Mago".

De acordo com o setor de inteligência da pasta, ele é um dos líderes do "Sindicato do Crime" do RN, grupo criminoso apontado como articulador dos ataques registrados em Natal e Região Metropolitana.

Ele estava foragido da penitenciária de Parnamirim, mas foi recapturado domingo passado.

EXÉRCITO

A onda de ataques mudou a rotina no Estado desde quarta. Cerca de 1.350 homens, entre Exército, Marinha e Força Aérea, começaram a realizar patrulhamentos dentro da chamada Operação Potiguar.

Só do Exército são cerca de mil militares, provenientes de Pernambuco, Paraíba e do interior potiguar. Outros 524 estão no Ceará e poderão ser acionados se houver necessidade de mais reforço.

No primeiro dia de presença efetiva dos militares na rua, nesta quinta, houve patrulhamento em áreas turísticas, comerciais e de maior fluxo de transportes e pessoas.

A atuação está restrita à capital e Região Metropolitana porque, segundo a Secretaria de Segurança foi onde começaram as ocorrências e também onde foi registrado o maior número delas.

No interior, a Polícia Militar reforçou o efetivo com policiais de folga e férias que se apresentaram. O Comando de Policiamento Metropolitano também ajudará a reforçar as ações nas outras cidades. E será avaliado posteriormente se há necessidade de envio das tropas para outros municípios.

A presença das tropas, inicialmente, está autorizada até o dia 16 de agosto. Nesta quinta, o governador pediu ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, em Natal, que estenda a permanência dos militares no Estado "por 30 dias ou até dois meses", mas a formalização do pedido, que precisa ser feita à Presidência da República, "ainda está em andamento e deverá ser enviada em breve".

A ampliação do prazo seria necessária, segundo o governador, para que o bloqueio aos celulares seja instalado em todas as unidades prisionais. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Uberlândia Há 11 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Kate Cassidy Há 11 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

economia 13º salário Há 11 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Elon Musk Há 10 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

mundo Bitcoin Há 10 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Jhei Soares Há 4 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Elie Há 11 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

fama TV Há 23 Horas

Elizabeth Savala faz 70 anos e negocia volta à TV

esporte CBF 24/11/24

Ronaldo confirma desejo de ser presidente da CBF: 'Estou extremamente preparado'

brasil Divaldo Franco Há 9 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga